AGENTES COMUNITÁRIOS FALAM SOBRE 25 ANOS DA FEMAC


A partir de 1988, fortalecidas com a nova Constituição “Constituição Cidadã”, as associações além do caráter reivindicatório ganham força na formulação e no controle de políticas públicas.

AGOSTO DE 1993 Após uma reunião do Conselho Municipal de Saúde, sete associações decidiram fundar uma Federação, capaz de unir o movimento comunitário, para analisar, discutir e decidir as ações do movimento, formar e fortalecer as lideranças dando identidade ao movimento e transparência nas ações dos conselhos.

FUNDAÇÃO DA FEMAC. No dia 02 de agosto de 1993, foi fundada a FEMAC, tornando-se uma estrutura que iria abrir os caminhos para o debate das grandes questões sociais de Ubá. Os desafios das primeiras reuniões eram no sentido de unificar o movimento comunitário em torno de suas lutas por melhorias dos bairros. 

Foram vários encontros, reuniões, seminários, congressos, conferências, parcerias, enfim, 25 anos de trabalho em prol do movimento comunitário, sempre apoiado no tripé mobilização, negociação e cidadania. 

Vários agentes falam sobre estes 25 anos da FEMAC - Veja Abaixo: 


"O futuro que eu espero e vou contribuir, é que a FEMAC possa, de fato, formar cidadãos e seguir os estatutos".


"Nossos conselheiros, representantes do movimento comunitário, sempre se destacaram, não só em Ubá, más em Minas Gerais e no Brasil".


"Espero que tenhamos uma FEMAC mais dinâmica e atuante, com uma estrutura física e humana capaz de dar uma resposta mais efetiva as demandas das comunidades".


"Eu tinha um fusquinha na época, eu entrava com o fusquinha e vocês com a gasolina e geralmente nos sábados e domingos fazíamos a mobilização dos presidentes nos bairros".


"A relação como o Executivo e o Legislativo acontece em função da busca do direito e a FEMAC fez muito isso".


Aldeir relembra citação do Dr. Antônio Paixão Carneiro nos 25 anos da FEMAC.


"Na FEMAC nunca tivemos só um modo de pensar ou uma forma unanime de organizar o movimento".

Aqui mais notícias

O que não te contaram sobre a passagem de ônibus em Ubá

Conchavo entre Prefeitura de Ubá e COPASA pode ter propósito eleitoreiro.

Porque o contrato entre o município de Ubá e a COPASA é nulo.

Salário do prefeito de Ubá é 160% maior que do Governador do Estado de Minas Gerais.

O DESCASO DA COPASA COM UBÁ. SEGUNDO CAPITULO.