Se libertando de ser apenas receptáculo de dados sem sentido.

“Num mundo em que os meios de comunicação, novos e tradicionais, despejam sobre as pessoas diariamente, minuto a minuto, uma carga enorme de informação, fica dada dia mais difícil encontrar tempo e instrumentos para a reflexão sobre a realidade que se cerca. O volume dos fatos, dados e informações é tal ordem, e tal ritmo é ritmo da vida moderna, que sem um método organizado a tendência é nos transformamos e meros receptáculos de dados sem sentido”.   Esta fala é do sociólogo, cientista politico e fundador do IBASE, Herbert Jose de Souza, o Betinho, na apresentação do Livro “Analise de Conjuntura” publicado pela Editora Vozes. 

O Convite do Grupo de Base da Pastoral Operária do Bairro da Luz e Agroceres, na pessoa da sua Coordenadora Maria das Dores Queiroz de Almeida,  para um encontro nesta terça-feira, dia 05 de novembro de 2024, das 19 às 21 horas, no salão comunitário do Bairro da Luz, na Rua José Médici, vai no encontro do que Betinho propôs.  Encontrar um tempo para para a reflexão de assuntos que vão além do propagado pelos meios de comunicação e libertarmos de ser apenas receptáculo de dados sem sentido. 

A Pastoral Operária é uma pastoral social da Comissão Episcopal para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Atua no seio da classe trabalhadora com o objetivo de evangelização e reflexão sobre a vida dos trabalhadores/as à luz da Doutrina Social.  A Pastoral Operária busca ser este espaço de escuta, acolhimento, formação e apoio aos trabalhadores, incentivando a organização dos mesmos para a defesa de seus direitos e a construção de uma sociedade mais justa e fraterna.

Segundo o Conselho Nacional da Laicato Brasileiro- CNLB na publicação do Caderno Encantar a Política -  ”Urge especialmente uma cidadania que não se restringe ao obediente seguimento de ideologias, sem autocríticas ou reflexões. É preciso ir além, partindo do Mandamento do Amor, para efetivamente reconhecer que o outro, inclusive aquele com quem se diverge, é irmão”. 

O tempo é propicio e especial para uma avaliação do processo eleitoral 2024 com vistas a perceber por onde vai o novo governo de Ubá que toma posse em janeiro de 2025 para um mandato até 2028. 

A participação política do eleitor não deve se resumir ao voto. É preciso também que a cidadania seja exercida na fiscalização dos eleitos para os cargos do Executivo e do Legislativo, de maneira a garantir o correto emprego dos recursos e a efetividade das políticas públicas.

Contaremos com a assessoria qualificada do Dr. André Squizzato de Oliveira, advogado, professor e militante politico. Dr. André participou da ultima eleição de um lugar privilegiado, pois foi consultor do Grupo Multisom Ubaense na realização de debates e entrevistas/2024 e pode ver e sentir os batedores de todas campanhas. 

Aqui mais notícias

Lideranças analisam a realidade dos trabalhadores em Ubá neste primeiro de maio.

Câmara Municipal de Ubá : Números e Reflexões

São José: um homem prático, capaz de ouvir a voz de Deus e de colocá-la em prática!

Sobre política e jardinagem - Rubem Alves

O trabalhador como cuidador e recriador da Casa Comum