O Perigo da Religião

O Perigo da Religião

Júlio Lázaro Torma

O Evangelista Mateus, nos conta sobre os últimos episódios da vida de Jesus, na capital Jerusalém.

Em Jerusalém, Jesus não encontra uma boa acolhida, mas somente obstáculos causados pelos lideres religiosos.

Diferente da boa acolhida encontrada no interior, desde as aldeias da Galiléia, até a sua chegada em Jerusalém, pela população camponesa, pobre dos povoados,os chamados de " Am ha-arez", como eram denominados os moradores da Galiléia, pela elite judaica de seu tempo.

Jesus ao encontrar rejeição e obstáculos, pelos membros da religião oficial, os que se consideravam puros, os melhores, porque conheciam as Sagradas Escrituras (Bíblia), a Lei Moisaica, freqüentavam o Templo viviam os preceitos da religião, como a " guarda do sábado".

Para eles Jesus, conta a Parábola dos dois filhos(Mt 21,28-32), onde em meio a adversidade, conflito imposto pelos lideres, não perde a mansidão,calma,paz e a paciência aos chama-los a conversão e o inicio de uma nova maneira de viver ,a sua fé em todas as dimensões de sua vida.

Ele fala do Pai de Familia, que tinha dois filhos e fala para o primeiro ir trabalhar no parreral.A onde o primeiro filho, diz" não" ao pedido do pai.E o segundo filho ao escutar o pedido de seu pai, lhe diz" sim", mas não vai trabalhar.Enquanto que o primeiro, arrependido vai a parreira trabalhar.Jesus então responde aos doutores da lei,fariseus a elite religiosa de seu tempo.

" Em verdade vos digo que os publicanos e as prostitutas vos procedem no Reino dos céus".

Os publicanos e as prostitutas eram os pecadores públicos.Pois eles haviam aceito o convite de João Batista, de arrependimento para acolher o Reino dos Céus e a sua justiça.Diferente dos lideres religiosos que crendo serem os melhores se recusaram em acolher a mensagem pregada por João Batista e por Jesus de Nazaré.

Esta Parábola, faz parte do quinto livrinho:" A VINDA DEFINITIVA DO REINO"( Mt 19-28).Ele faz uma crítica a religião oficial de seu tempo e a toda/os aqueles/as que acreditam que ao fazer parte de uma denominação religiosa, praticar todos os preceitos religiosos, já estão salvos ou que são os escolhidos," ungidos", para entrar no Reino de Deus.

Onde os outros, que não praticam ou participamda minha religião ou denominação estão condenados ou são coitados,porque eles não vão para o céu.Pois eles tem vivido uma vida de pecado e andam longe dos caminhos e da Palavra de Deus.

Quem acredita, que só ele é o melhor, que sua religião é a melhor e verdadeira, está caindo no caminho errado, ao mesmo tempo em que corre o perigo não ser salvo.

Para Jesus e a comunidade de Mateus, a religião e a prática de ritos, conhecer de cor e salteado a sua doutrina, não salva o crente. A Religião em vez de salvar o crente o devoto acaba se tornando uma dominação de quem á segue ou podemos dizer algo mecânico.

Para Jesus o que salva o ser humano é a prática da Justiça, se converter, mudar as suas atitudes perante Deus e os homens.Os considerados perdidos, pecadores que não estão nas rodas das nossas igrejas, podem entrar primeiro no Reino de Deus do que nós que somos crentes,devotos e que cremos que estamos salvos e não precisamos nos converter, porque praticamos a religião.

Nós corremos o risco de ouvirmos as palavras de Jesus que diz:"Nem todos que dizem " Senhor,Senhor", entrará no Reino do Céu.Só entrará aquele que põe em prática a vontade do meu PAI que está no céu".

Em vão se torna a prática da religião se não houver a pratica da vontade de DEUS.


Mt 21,28-32

Aqui mais notícias

O que não te contaram sobre a passagem de ônibus em Ubá

Conchavo entre Prefeitura de Ubá e COPASA pode ter propósito eleitoreiro.

Porque o contrato entre o município de Ubá e a COPASA é nulo.

Salário do prefeito de Ubá é 160% maior que do Governador do Estado de Minas Gerais.

O DESCASO DA COPASA COM UBÁ. SEGUNDO CAPITULO.