SAIBAM ONDE ESTÃO OS MOSQUITOS DA DENGUE EM UBÁ:

Posso afirmar, baseado em informações técnicas fornecidas pelos agentes de endemias de Ubá, que 70% (setenta por cento) dos criadouros de mosquito da dengue na cidade de Ubá estão em locais privados, ou seja, locais em que os agentes de endemias só acessam bimestralmente com a autorização dos proprietários.
Os principais criadouros são: Plásticos; tambores; lajotas; baldes; bebedouros de animais; brinquedo de criança; caixa d’água; calhas; e obras. Confira nas fotos: http://flic.kr/s/aHsjy5iiDH. Em sua imensa maioria estes criadores citados acima ficam descuidados e acumulam água nos interior de quintais ou em locais que só o proprietário ou morador da residência tem acesso diariamente, portanto, só Ele, o morador, pode evitar a proliferação dos mosquitos.
Nos locais públicos e de acesso livre como a Praça Guido, ou em borracharias e ferro velho, que no imaginário da população é de onde vem todos os mosquitos, ao contrario, é muito pequena a possibilidade de ploriferação do mosquito da dengue, porque nestes locais os agentes fazem acompanhamento e tratamento semanalmente. O que é impossível fazer nas residências, onde as visitas são bimensais.
De acordo com levantamento realizado na cidade de Ubá na ultima semana, em todos às regiões foram encontrados focos do mosquito da dengue. Isto sinaliza que poderemos ter casos da doença em breve. Neste momento o primeiro passo para evitar ou diminuir os impactos de uma possível epidemia é conscientizar que os criadouros, em sua maioria, estão dentro dos espaços privados, ou seja, nas residências, nos quintais, nas lajes e nas obras. O segundo passo é dedicar alguns minutos do seu dia para vistoriar estes locais e destruir todos os possíveis criadores do mosquito.
Claudio Ponciano – Secretário de Saúde de Ubá - MG