Tão importante como evitar a transmissão da dengue é a preparação dos serviços de saúde para evitar os óbitos.

A Dengue no Estado de Minas Gerais

De acordo com o Boletim Epidemiológico de Monitoramento dos casos de Dengue, Chikungunya e Zika Vírus da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais, publicado em 29 de abril de 2019, até o momento (dados atualizados em 29/04), Minas Gerais registrou 165.853 (cento e sessenta e cinco mil, oitocentos e cinquenta e três) casos prováveis (casos confirmados + suspeitos) de dengue e até o momento, foram confirmados 21 óbitos por dengue. 

Como uma das medidas adotadas para conter o avanço dos casos de dengue no Estado de Minas Gerais, o governador Romeu Zema decretou Situação de Emergência em Saúde Pública nos municípios de abrangência das Macrorregiões de Saúde Centro, Noroeste, Norte, Oeste, Triângulo do Norte e Triângulo do Sul. 

Circulação do sorotipo DENV2 

Segundo a Diretoria de Vigilância Epidemiológica Janaína Fonseca Almeida uma das situações que justificam o Estado de Emergência é a vulnerabilidade de faixas da população que não estão imunes ao vírus tipo 02 da dengue. Desde 2011 os quatro sorotipos do vírus da dengue foram identificados no Estado de Minas Gerais, com predomínio da circulação do sorotipo DENV1. O ano de 2018 apresentou o sorotipo DENV2 predominante entre as amostras testadas, o que está até o momento identificado.

Maior Preocupação com crianças, adolescentes e menores de 15 anos.

Esse sorotipo é mais agressivo, passível de quadros com mais complicações e óbitos”, Ainda há preocupação com a situação de crianças e adolescentes menores de 15 anos, pois estudos demonstram que a ação da dengue tipo 02 é mais danosa nessas pessoas. “Até o momento, os casos em Minas Gerais estão distribuídos de forma equilibrada nas diversas faixas etárias, mas a literatura científica demonstra que menores de 15 anos são mais suscetíveis e apresentam casos mais graves. Ainda não observamos um quadro específico nas crianças e adolescentes, mas o mero risco faz com que a vigilância seja ainda mais redobrada”

A Dengue no município de Eugenópolis 

No município de Eugenópolis no período de janeiro até a presente data, 07 de maio de 2019, foram notificados 35 casos suspeitos de Dengue. Também neste mesmo período, entre Janeiro e abril, foram realizadas 5.291 (cinco mil duzentos e noventa e uma) vistorias, seguida de orientação e eliminação de criadouros, em residências; estabelecimentos comerciais e industriais; terrenos/lotes e pontos estratégicos. O trabalho continua com as vistorias e orientações, bloqueio de transmissão nas áreas com maior número de notificação de casos suspeitos, palestras, mutirão de limpeza para recolher objetos que acumulem água e organização da assistência aos pacientes com dengue.

Aqui mais notícias

O que não te contaram sobre a passagem de ônibus em Ubá

Conchavo entre Prefeitura de Ubá e COPASA pode ter propósito eleitoreiro.

Porque o contrato entre o município de Ubá e a COPASA é nulo.

Salário do prefeito de Ubá é 160% maior que do Governador do Estado de Minas Gerais.

O DESCASO DA COPASA COM UBÁ. SEGUNDO CAPITULO.