As fases do enfrentamento do Aedes em Guidoval 2024

 I - O Mosquito Nasce no Lixo - Durante o perdoo chuvoso o maior numero de criadouros de Aedes Aegypti  foram encontramos no Lixo: Pode ser observado nas fotos que até os pacotes de salgadinho, encontrado aos montes nos quintais, se tornaram criadouros. 

II - Diálogo e eliminação de criadouros do Aedes nos Bairros Sant'Ana e Padre Baião - Foram pelo menos quatro mobilizações para dialogo com as comunidades e eliminação dos criadores em todos os bairros da cidade. Vejam as fotos aqui.  Vejam as fotos aqui.

III - O período em que achas chuvas diminuíram mas as notificações de casos suspeitos não cessaram, a atenção passou a ser  centrada nas caixas d'água. As fotos mostram a quantidade de caixa com tampa improvisada, e sem nenhuma tampa. Local perfeito para a criação do Aedes. 

IV - Faze do Bloqueio com a bomba costal - Cada notificação de caso suspeito gera uma ação de bloqueio nas proximidades das residências dos adoecidos. Esta ação ajuda a eliminar os mosquitos vivos voando, mas o ideal é destruir os criadouros. Vejam as fotos aqui. Vejam as fotos aqui. 

V - Operação fumacê  Operação fumacê  - Reforço para trabalho de enfrentamento manual dos criadouros de  Aedes. 

O Vírus da Chikungunya está em circulação desde 2014 no estado e apresenta um aumento significativo de casos ao longo dos últimos anos, atribuível à disseminação territorial do Vírus. Em 2023, essa situação resultou em uma epidemia da doença. Similar à dengue, os casos de chikungunya registrados em2024 até o momento superam os casos registrados no mesmo período do ano anterior. Foi o primeiro ano que diagnosticamos casos de chikungunya em Guidoval.


Aqui mais notícias

Lideranças analisam a realidade dos trabalhadores em Ubá neste primeiro de maio.

Câmara Municipal de Ubá : Números e Reflexões

São José: um homem prático, capaz de ouvir a voz de Deus e de colocá-la em prática!

Sobre política e jardinagem - Rubem Alves

O trabalhador como cuidador e recriador da Casa Comum