As fases do enfrentamento do Aedes em Guidoval 2024

 I - O Mosquito Nasce no Lixo - Durante o perdoo chuvoso o maior numero de criadouros de Aedes Aegypti  foram encontramos no Lixo: Pode ser observado nas fotos que até os pacotes de salgadinho, encontrado aos montes nos quintais, se tornaram criadouros. 

II - Diálogo e eliminação de criadouros do Aedes nos Bairros Sant'Ana e Padre Baião - Foram pelo menos quatro mobilizações para dialogo com as comunidades e eliminação dos criadores em todos os bairros da cidade. Vejam as fotos aqui.  Vejam as fotos aqui.

III - O período em que achas chuvas diminuíram mas as notificações de casos suspeitos não cessaram, a atenção passou a ser  centrada nas caixas d'água. As fotos mostram a quantidade de caixa com tampa improvisada, e sem nenhuma tampa. Local perfeito para a criação do Aedes. 

IV - Faze do Bloqueio com a bomba costal - Cada notificação de caso suspeito gera uma ação de bloqueio nas proximidades das residências dos adoecidos. Esta ação ajuda a eliminar os mosquitos vivos voando, mas o ideal é destruir os criadouros. Vejam as fotos aqui. Vejam as fotos aqui. 

V - Operação fumacê  Operação fumacê  - Reforço para trabalho de enfrentamento manual dos criadouros de  Aedes. 

O Vírus da Chikungunya está em circulação desde 2014 no estado e apresenta um aumento significativo de casos ao longo dos últimos anos, atribuível à disseminação territorial do Vírus. Em 2023, essa situação resultou em uma epidemia da doença. Similar à dengue, os casos de chikungunya registrados em2024 até o momento superam os casos registrados no mesmo período do ano anterior. Foi o primeiro ano que diagnosticamos casos de chikungunya em Guidoval.


Aqui mais notícias

PT de Ubá questiona papel da Secretaria de Segurança após Prefeitura empurrar ônus da ordem pública para cidadão

"PT Ubá questiona Segurança no Carnaval de Ubá"

À qual classe social você pertence? Veja como elas são categorizadas.

Perdoai as nossas dívidas ou perdoai as nossas ofensas?

A Privatização do Lucro e a Socialização das Perdas: Uma Análise da Arrecadação em Ubá (2009-2022)