Conhecendo e comentando a nossa legislação.


UBÁ 2009, 22 DE JANEIRO.

CARO CLAUDIO PONCIANO, ILUSTRE VEREADOR E DISTINTO AMIGO!

NOSSA CIDADE TEM RUAS ESTREITAS E O TRÂNSITO COMPLICADO.

APESAR DISTO, NA RUA MATILDE BALBI, EXISTE UM PRÉDIO EM CONSTRUÇÃO, CUJO TAPUME, REDUZIU O PASSEIO, QUE JÁ ERA ESTREITO, PARA CERCA DE 30 CM.

SERÁ QUE O PEDESTRE DEVE MESMO ANDAR NA RUA OU É O TAPUME QUE ESTÁ ERRADO?

FAVOR SE CERTIFICAR E TOMAR UMA PROVIDÊNCIA, COMO FISCAL DO POVO QUE VOCÊ É , NA FUNÇÃO DE VEREADOR.

AGRADEÇO , MAIS UMA VEZ, PELA ATENÇÃO.

COM UM ABRAÇO DO

Profjoaquimcarlos@bol.com.br

Prezado Professor Joaquim a sua manifestação já foi encaminhada ao setor competente da prefeitura para as devidas providencias. Aproveitamos da oportunidade para discutir a nossa legislação municipal sobre o assunto.

A Lei Complementar no 030. de 11 de julho de 1995, que Institui normas de urbanismo e edificações para o Município de Ubá e dá outras providências no seu artigo 63 diz que “ nenhuma obra poderá ser iniciada sem a colocação de tapumes na testada do lote.
§ 1º – Nas obras de construção de edificações situadas no alinhamento da via pública, os tapumes poderão avançar sobre a metade da largura do passeio, desde que garantida uma faixa mínima de trânsito para pedestres de 1m (um metro);
§ 2º – Além dos tapumes, deverão ser adotadas soluções de segurança para vizinhos e pedestres contra possível despejo de materiais, ferramentas ou qualquer outro objeto manuseado no processo construtivo;
§ 3º – Os tapumes deverão ser feitos de material não cortante, de forma a evitar danos aos transeuntes;
§ 4º – Em se tratando de demolições, o tapume poderá avançar além da metade da largura do passeio, desde que garantida uma faixa mínima de trânsito para pedestres de 0,60m (sessenta centímetros), exclusivamente durante o processo de demolição, findo o qual o tapume deverá ser recuado, de forma a atender ao disposto no § 10 deste artigo”.

Comentário: Nos parece que o construtor da Rua Matilde Balbi teve a intenção de cumprir a lei avançando o tapume sobre a metade do passeio, todavia não garantiu faixa mínima de um metro no passeio que sem tapume mede próximo de um metro. Vamos aguardar o pronunciamento da fiscalização da prefeitura.

Aqui mais notícias

PT de Ubá questiona papel da Secretaria de Segurança após Prefeitura empurrar ônus da ordem pública para cidadão

"PT Ubá questiona Segurança no Carnaval de Ubá"

À qual classe social você pertence? Veja como elas são categorizadas.

Perdoai as nossas dívidas ou perdoai as nossas ofensas?

A Privatização do Lucro e a Socialização das Perdas: Uma Análise da Arrecadação em Ubá (2009-2022)