O atendimento a saúde dos Trabalhadores no Bairro da Luz e Agroceres.


Pastoral Operária – Reflexão Nº 1

Ver a Realidade:

Na reunião de sábado dia 31 de janeiro de 2009 foram feitas algumas reclamações na reunião do Grupo.
Unidade fechada na hora do almoço;
Falta do Medicamento hidroclorotiazida;
Demora na realização de exames no Hospital São Vicente.
Negativa de um enfermeiro em fazer atendimento na residência de uma joven que chegou do trabalho passando mal.
Solicitar aos presentes que relatem novos fatos da realidade do atendimento a saúde no Bairro da Luz e agroceres!

Julgar, ou seja, compreender o funcionamento:

I – O QUE É SAÚDE?

Hoje o conceito de saúde não se resume apenas a ausência de doenças e sim a vários outros fatores relacionados às condições de vida, como moradia, emprego e renda, saneamento, eletrificação, água tratada, acesso ao serviço de saúde, nível educacional, condições de alimentação etc.
Com esta abrangência da definição da saúde, começou-se a perceber que o ciclo Doença/Cura poderá reduzir drasticamente ao melhorarmos as condições de vida das pessoas, isso porque elas adoeceriam menos.
A Norma Operacional Básica/SUS/01/96 também conhecida como NOB/96, entre outras coisas diz: “O Modelo Vigente, que concentra a sua atuação no caso clínico, na realização individualizada entre o profissional e o paciente, na intervenção terapêutica armada (Cirurgia ou medicamentos), específica, deve ser associada, enriquecida, transformada em um modelo centrado na qualidade de vida das pessoas e do seu meio ambiente, bem como na relação da equipe de saúde com a comunidade, especificamente como os seus grupos sociais primários, as famílias”.

II – O QUE É O PROGRAMA DE SAÚDE DA FAMÍLIA – PSF

É uma estratégia para mudança do atual modelo de saúde praticado em todo mundo. O Modelo antigo está centrada na doença e na hospitalização, os profissional aguardam que os pacientes lhe procurem nos POSTOS/CONSULTÓRIOS/HOSPITAIS e geralmente não se preocupam com os agentes causadores das doenças.
Com o objetivo de contribuir para mudança deste modelo, o Ministério da Saúde criou, em 1994, o Programa de Saúde da Família – PSF. O Seu principal propósito é reorganizar a prática da atenção à saúde em novas Bases e substituir o modelo tradicional, levando a saúde para mais perto da família.
A estratégia do PSF incorpora e reafirma os princípios básicos do SUS, universalização, descentralização, integralidade e participação da Comunidade.

NOTAS INPORTANTES:

O PSF tem Caráter substitutivo: Criar uma nova equipe do PSF não significa a criação de novas unidades de saúde, exceto em áreas totalmente desprovidas das mesmas. As Unidades de saúde da família devem substituir os antigos postos de saúde, não devem trabalhar juntos na mesma unidadade, um posto de saúde e uma equipe de PSF, os modelos são incompatíveis. Podem funcionar duas ou mais equipes da saúde da família numa mesma unidade de saúde.
O Programa de saúde da família – PSF surgiu não para resolver todos os problemas, mas com o intuito de tratar com desigualdade os desiguais, ou seja dar mais atenção a quem precisa e praticar a prevenção, promoção e preservação da saúde.

III – CARACTERISTICAS DAS UNIDADES DE SAÚDE DA FAMÍLIA:

A Unidade de saúde da família é uma unidade ambulatorial pública de saúde destinada a realizar assistência contínua nas especialidades básicas através de equipe multiprofissional;
Ela desenvolve ações de promoção, prevenção, diagnóstico precoce, tratamento e reabilitação características do nível primário de atenção, tendo como campo de intervenção o indivíduo, a família, o ambulatório, a comunidade e o meio ambiente;
A Unidade de saúde da família é o local onde a população tem o primeiro contato com o serviço local de saúde;
A unidade de saúde da família trabalha com área de abrangência definida. A Unidade atende apenas as famílias cadastradas da área de abrangência.

TIRANDO AS DÚVIDAS ( cochicho e reflexão)

Como está funcionando em nosso bairro?

Buscando Força nas experiências das Primeiras Comunidades:

Evangelho segundo a comunidade de Lucas. 4:16-21)

Jesus Indo para Nazaré, onde fora criado, entrou, num sábado, na sinagoga, segundo o seu costume, e levantou-se para ler. Então, lhe deram o livro do profeta Isaías, e, abrindo o livro, achou o lugar onde estava escrito: O Espírito do Senhor está sobre mim, pelo que me ungiu para evangelizar os pobres; enviou-me para proclamar libertação aos cativos e restauração da vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos, e apregoar o ano aceitável do Senhor. Tendo fechado o livro, devolveu-o ao assistente e sentou-se; e todos na sinagoga tinham os olhos fitos nele. Então, passou Jesus a dizer-lhes: Hoje, se cumpriu a Escritura que acabais de ouvir.

NOSSO AGIR CRISTÃO:

QUAIS PODEM SER AS NOSSAS AÇÕES? Vamos conversar e anotar as propostas!

No próximo sábado vamos continuar estudando as características e atribuições de uma Equipe de saúde da Família.

Organização: Cláudio Ponciano – Militante da PO.

Aqui mais notícias

O que não te contaram sobre a passagem de ônibus em Ubá

Conchavo entre Prefeitura de Ubá e COPASA pode ter propósito eleitoreiro.

Porque o contrato entre o município de Ubá e a COPASA é nulo.

Salário do prefeito de Ubá é 160% maior que do Governador do Estado de Minas Gerais.

O DESCASO DA COPASA COM UBÁ. SEGUNDO CAPITULO.