Concluída a elaboração do segundo Plano Municipal de Saúde da História de Ubá.


Na manhã desta segunda-feira, 23 de abril de 2012, a equipe da Secretaria Municipal de Saúde levou o Plano Municipal de Saúde ao conhecimento do Prefeito Vadinho. A equipe que elaborou o plano foi coordenada pela enfermeira Márcia Mizael Camargo Rocha e contou com a participação e colaboração  de profissionais de todas as áreas da secretaria.

            O Plano apresentado ao Prefeito ainda precisa da aprovação no Conselho Municipal de Saúde. Ele é o resultado de um intenso e participativo processo de construção, visto que o último e único Plano Municipal de Saúde de Ubá foi elaborado e aprovado em 1992, portando há 20 anos.
Este Plano Municipal de Saúde, é um instrumento dinâmico e flexível do processo de planejamento das ações e serviços de saúde, refere-se ao período 2011/2013, administração 2009/2012, e se constitui num documento formal da política de saúde de Ubá/MG. Contém as diretrizes, prioridades, objetivos, estimativa de metas a serem atingidas.      
A elaboração e formalização deste instrumento de gestão representam o esforço conjunto dos profissionais e gestor do SUS de Ubá/MG que buscam resultados concretos na melhoria dos indicadores de saúde, na qualidade e na resolutividade da assistência à saúde.

           Os critérios utilizados para o estabelecimento de metas e prioridades levaram em conta as diretrizes apresentadas pelas últimas Conferências Municipais de Saúde, as discussões dos respectivos grupos técnicos da Secretaria Municipal de Saúde, a análise das informações de todos os serviços de saúde existentes e conveniados com o SUS (público, filantrópico e privado), o Pacto pela Saúde, o Plano Diretor da Atenção Primária, a Programação das Ações de Vigilância em Saúde (PAVS), e a Análise Situacional, além de todo processo de desenho e definição estratégica do modelo assistencial e de gestão a serem implementados.
Em síntese, o modelo que se propõe é o da conformação de redes de serviços a partir da reorganização da atenção primária. Pretende-se, com esta organização, garantir, da forma mais racional possível, o acesso da população a todos os níveis do sistema e a integralidade da atenção.
Sem abandonar os eixos prioritários estabelecidos pela Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais e Ministério da Saúde, procurou-se definir mais claramente as políticas assumidas como prioritárias pela atual gestão.
Esperamos que as metas definidas, em consonância com os recursos disponíveis e o fundamental comprometimento de toda a equipe de profissionais, resultem em condições de saúde cada vez melhores para a população.



Aqui mais notícias

O que não te contaram sobre a passagem de ônibus em Ubá

Conchavo entre Prefeitura de Ubá e COPASA pode ter propósito eleitoreiro.

Porque o contrato entre o município de Ubá e a COPASA é nulo.

Salário do prefeito de Ubá é 160% maior que do Governador do Estado de Minas Gerais.

O DESCASO DA COPASA COM UBÁ. SEGUNDO CAPITULO.