Quantos são os profissionais de Saúde?
Em consulta ao Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde - CNES - (Lista de unidades e profissionais no Link) CNES/DATASUS em janeiro de 2021 concluímos que, nesta data, são 2.469, profissionais distribuídos em 85 unidades de saúde empresariais privadas, 43 unidades públicas de saúde e 09 unidades sem fins lucrativos. Sendo que 16.55% dos profissionais de Ubá atuam nas empresas privadas; 32.15% atuam no setor público e 51.31% atuam nas entidades sem fins lucrativos. Em outro documento da Secretaria Municipal de Saúde de Ubá publicado em março de 2019, (RAG 2018) 11% dos cadastrados no CNES eram trabalhadores da área administrativa e de serviços; 25.95 eram profissionais da área técnica e nível médio e 55.71%, portanto mais da metade dos profissionais cadastrados, eram profissionais de nível superior. O CNES responde parcialmente à pergunta, considerando a multiplicidade das categorias reconhecidas como público alvo da campanha, e principalmente, porque alguns profissionais de apoio podem não estar cadastrados no CNES. Somente motoristas terceirizados e auxiliares de serviço gerais, o setor saúde da prefeitura de Ubá conta com mais de 50 profissionais no seu quadro que não são cadastrados no CNES. Vale ressaltar a importância da vacinação desses profissionais do apoio considerando que dois motoristas, um do setor de ambulância e outro da fiscalização, ambos na linha de frente da COVID 19 já faleceram com diagnóstico de COVID 19. Até aqui, adicionando estes não cadastrados, o numero de profissionais sobe para 2.519. Outra dificuldade é quantificar os profissionais de nível técnico, principalmente, os que trabalham no cuidado domiciliar, em sua maioria na informalidade, para estes deveriam disponibilizar um sistema de cadastramento. E por fim os profissionais do Sistema funerário, que não será difícil quantificar, uma vez que a atividade é regulada pela legislação trabalhista.
O Informe Técnico Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19 do Ministério da Saúde de 19/01/2021 diz que a população-alvo da campanha nacional de vacinação contra a covid-19, foram priorizadas segundo os critérios de exposição à infecção e de maiores riscos para agravamento e óbito pela doença. O escalonamento desses grupos populacionais para vacinação se dará conforme a disponibilidade das doses de vacina.
Mais informações sobre a real situação das salas de vacina em Ubá bem como sobre o numero de profissionais por unidades de saúde, publicas e privadas Aqui