Quantos são os profissionais de Saúde?

Profissionais de Saúde em Ubá
Em consulta ao Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde - CNES - (Lista de unidades e profissionais no Link) CNES/DATASUS  em janeiro de 2021 concluímos que, nesta data, são 2.469, profissionais distribuídos em 85 unidades de saúde empresariais privadas, 43 unidades públicas de saúde e 09 unidades sem fins lucrativos. Sendo que 16.55% dos profissionais de Ubá atuam nas empresas privadas; 32.15% atuam no setor público e 51.31% atuam nas entidades sem fins lucrativos. Em outro documento da Secretaria Municipal de Saúde de Ubá publicado em março de 2019, (RAG 2018) 11% dos cadastrados no CNES eram trabalhadores da área administrativa e de serviços; 25.95 eram profissionais da área técnica e nível médio e 55.71%, portanto mais da metade dos profissionais cadastrados, eram profissionais de nível superior. O CNES responde parcialmente à pergunta, considerando a multiplicidade das categorias reconhecidas como público alvo da campanha, e principalmente, porque alguns profissionais de apoio podem não estar cadastrados no CNES. Somente motoristas terceirizados e auxiliares de serviço gerais, o setor saúde da prefeitura de Ubá conta com mais de 50 profissionais no seu quadro que não são cadastrados no CNES.  Vale  ressaltar a importância da vacinação desses profissionais do apoio considerando que  dois motoristas, um do setor de ambulância e outro da fiscalização, ambos na linha de frente da COVID 19 já faleceram com diagnóstico de COVID 19. Até aqui, adicionando estes não cadastrados, o numero de profissionais sobe para 2.519. Outra dificuldade é  quantificar os profissionais de nível técnico, principalmente, os que trabalham no cuidado domiciliar, em sua maioria na informalidade, para estes deveriam disponibilizar um sistema de cadastramento. E por fim os profissionais do Sistema funerário, que não será difícil quantificar, uma vez que a atividade é regulada pela legislação trabalhista. 

O Informe Técnico Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19 do Ministério da Saúde de 19/01/2021 diz que a população-alvo da campanha nacional de vacinação contra a covid-19, foram priorizadas segundo os critérios de exposição à infecção e de maiores riscos para agravamento e óbito pela doença. O escalonamento desses grupos populacionais para vacinação se dará conforme a disponibilidade das doses de vacina. 


Mais informações sobre a real situação das salas de vacina em Ubá bem como sobre o numero de profissionais por unidades de saúde, publicas e privadas Aqui




Aqui mais notícias

PT de Ubá questiona papel da Secretaria de Segurança após Prefeitura empurrar ônus da ordem pública para cidadão

"PT Ubá questiona Segurança no Carnaval de Ubá"

À qual classe social você pertence? Veja como elas são categorizadas.

Perdoai as nossas dívidas ou perdoai as nossas ofensas?

A Privatização do Lucro e a Socialização das Perdas: Uma Análise da Arrecadação em Ubá (2009-2022)