“No lixão de Ubá tem muita riqueza”.

Fala do coordenador da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Ubá, Sr. Raimundo, em evento realizado pelo projeto escola sustentável, do sistema SESI/SENAI em Ubá, na ultima sexta-feira, 31 de outubro de 2009.
Em quanto à maioria da população vê o lixão como um lugar nojento, fedorento e insalubre, o catador enxerga-o como um local de muita riqueza. O Raimundo disse que aproximadamente 30 pessoas retiram de lá o sustento através da separação e venda de alumínio, plástico, papelão, vidro e ferro velho. Só a família do Sr. Raimundo retirou do lixão, nos últimos seis meses, mais de 70 toneladas de material reciclável, isto significa mais que a produção de lixo de um dia na cidade de Ubá que deixou de ser enterrada, prolongando a vida do aterro.
Em minha fala inicial, como membro do legislativo municipal, convidado para o evento, ressaltei a persistência da escola com o tema lixão, pois não é a primeira vez que escola chama a atenção para a situação caótica do lixão com olhar especial para as pessoas que lá trabalham e parabenizei as professoras responsáveis pelo projeto. Falei ainda da existência de um grupo que está trabalhando na construção de plano municipal de saneamento. A ausência de planejamento e descontinuidade dos programas já implantados no município de Ubá no início da década de 90, principalmente a usina de reciclagem são os principais responsáveis para a situação em se encontra o lixão de Ubá.
O prefeito Vadinho falou das medidas que estão sendo tomadas para a construção do aterro sanitário, provavelmente num terreno ao lado do atual lixão, onde já existe um projeto de licenciamento ambiental em curso.
O secretário de educação, Samuel Gazola Lima, falou que a prioridade deve continuar sendo a educação.
Uma pesquisa realizadas pelos alunos durante o evento destacam o Lixão e o Rio Ubá como os principais problemas ambientais da cidade.

Aqui mais notícias

PT de Ubá questiona papel da Secretaria de Segurança após Prefeitura empurrar ônus da ordem pública para cidadão

"PT Ubá questiona Segurança no Carnaval de Ubá"

À qual classe social você pertence? Veja como elas são categorizadas.

Perdoai as nossas dívidas ou perdoai as nossas ofensas?

A Privatização do Lucro e a Socialização das Perdas: Uma Análise da Arrecadação em Ubá (2009-2022)