Você não viu, nem ficou sabendo, mas o prefeito Vadinho fez.

Se realizarmos uma pesquisa em Ubá perguntando qual a ação mais importante do prefeito Vadinho Baião, a maioria deve responder que foi o asfalto, as pontes, as estradas rurais, a captação de água pluvial, o uniforme escolar etc. Eu penso que todas as ações foram importantes e é precisam repercuti-las, porque a maioria dos cidadãos e cidadãs de Ubá só circulam na sua própria região e no centro da cidade que é região de todos. Assim não ficam sabendo das ações realizadas nos outros bairros, distritos e zona rural, ou seja, nos 407,5 km² do município que a prefeitura já realizou obras. Toda obra ou serviço realizado tem impacto direto na vida das pessoas. Esta é a razão de existir da administração publica. Para mim de formação cristã humanista, vou eleger hoje, na inauguração desta coluna Você não viu, nem ficou sabendo, mas o prefeito Vadinho fez, como uma das ações mais importantes da sua administração, a mudança de atitude na relação com os servidores terceirizados. Aqueles que são contratados pelas empreiteiras, mas prestam serviço para comunidade nas escolas, unidades de saúde entre outras.

A prática comum da prefeitura com estes (as) trabalhadores e trabalhadoras antes da posse do prefeito Vadinho era a da “invisibilidade”, ou seja, eram entregue a própria sorte e a prefeitura não se preocupava com eles. Os contratos não tinhas clausulas que os protegiam, como também era falha a fiscalização e aplicação das penalidades. Como conseqüência os salários atrasavam todos os meses; não havia regularidade no recolhimento do FGTS e INSS; e a cada troca de empreiteira os trabalhadores eram prejudicados nas verbas rescisórias.

A Prática atual, nestes dois anos, após a posse do vadinho é de respeito absoluto com esta categoria: Paga-se o salário definido pela convenção coletiva e sem atrasos; todas (os) recebem cesta básica e vale transporte; os encargos trabalhistas (FGTS e INSS) são depositados na forma da lei. Os trabalhadores e trabalhadoras estão satisfeitos com os salários e com nova realidade, mas quando aparecem os problemas o sindicato da categoria tem acesso livre aos locais de trabalho para ouvir e encaminhar as reivindicações da categoria.

Alguns certamente vão dizer que não há nada de especial nisto. Está apenas cumprindo a lei, e eu terei que concordar, todavia, não posso deixar de fazer uma clássica pergunta: Porque não faziam assim antes? O que mudou na administração Vadinho Baião? Pois desde o inicio da 1ª década deste século, que a relação entre os trabalhadores terceirizados, empreiteiras e Prefeitura Municipal de Ubá era conflituosa e prejudicial para os mais fracos, os trabalhadores. Primeiro foi consórcio intermunicipal de saúde que contratava profissionais da saúde de Ubá e Região. Quando o consócio faliu, dezenas de trabalhadores e trabalhadoras ficaram sem receber as verbas rescisórias e tiveram que buscar o poder judiciário. Na seqüencia veio a AMABAM que cometeu todo tipo de irregularidade e ilegalidade na manipulação de recursos públicos, e na sua saída, mais uma vez os trabalhadores foram prejudicados. A maioria dos trabalhadores da AMABAM foram obrigados fazer acordos com enormes prejuízos financeiros caso contrario seriam demitidos.

No período de 2005 a 2008, as empreiteiras continuaram dando prejuízo aos trabalhadores(as) terceirizados da prefeitura: Foram várias empreiteiras neste período: Ideal serviços; Adserves; Prompt; Consita Inconfidência, INGESA e mais umas três ou quatro da área de coleta de lixo e obras. Todas elas atrasavam o pagamento; não depositavam fundo de garantia, às vezes não recolhiam o INSS dos trabalhadores e na hora da saída só pagavam as verbas rescisórias mediante ação na justiça do trabalho. Tem muito trabalhador ainda sem receber.
É verdade que a população de Ubá já reconhece no prefeito Vadinho Baião com sendo um dos melhores prefeitos da história de Ubá, com apenas dois anos de mandato. Este reconhecimento é perceptível nas conversas informais das praças, fábricas e botecos, como também é aferido e confirmado cientificamente, quando em pesquisa de opinião, quase 90% da população avaliam positivamente a administração.

Sabemos que esta avaliação positiva é principalmente fruto das obras mais visíveis realizadas no município, entretanto penso que é justo você saber também que o prefeito vadinho e sua equipe tem feito muitas outras obras e serviços não tão visíveis a todos, mas com impacto direto na vida das pessoas tão ou mais importante que uma grande obra e na maioria das vezes apenas com mudança de atitude.

Aqui mais notícias

O que não te contaram sobre a passagem de ônibus em Ubá

Conchavo entre Prefeitura de Ubá e COPASA pode ter propósito eleitoreiro.

Porque o contrato entre o município de Ubá e a COPASA é nulo.

Salário do prefeito de Ubá é 160% maior que do Governador do Estado de Minas Gerais.

O DESCASO DA COPASA COM UBÁ. SEGUNDO CAPITULO.