Sem a COPASA, Pará de Minas agora tem Água - Leia o depoimento de um Morador!

A COPASA desde 2009 estava com o contrato vencido. Ela ainda operava o serviço mesmo sem contrato. O que eles queriam era a renovação do jeito que estava. Um contrato de 30 anos sem obrigações específicas e sim apenas uma lauda com a obrigação de abastecer e tratar a água da cidade.
A prefeitura em 2011 tentou renovar, mas a Câmara não permitiu tal renovação. Em 2013 iniciaram as tratativas Prefeitura e COPASA. E a COPASA resistia em dar garantias e modificar o novo contrato.
Garantias do tipo: da onde iria buscar água, construção de barragens de contenção, preservação das nascentes e tratar 100% do esgoto da cidade. Eles não queiram isso escrito no contrato nem mesmo colocar prazos pra isso. 
Com a crise hídrica foi um caos. A COPASA não fez nada. Deixou sem abastecimentos a cidade, prefeitura furou diversos poços artesianos pra população buscar água e colocou caminhão pipa buscando água em Juatuba pra tentar amenizar. A COPASA alegava que sem contrato nada podia fazer. 
Assim iniciou o processo de licitação da nova concessionária de água. Primeiro Município fez plano de saneamento baseado em Municípios que o serviço é privado (Curitiba, Sorocaba e Niterói) com visita nessas cidades. 
O plano prevê o levantamento total de água e esgoto da cidade a previsão de abastecimento para mais 30 anos, com prazos do que deve ser feito. Uma empresa especializada elaborou o estudo de Pará de Minas. Esse plano foi aprovado na Câmara e foi baseado nele a licitação.
Hoje a empresa tem prazos e uma série de coisas que tem que cumprir. E resolveu problema de abastecimento hoje.                       
        Eu particularmente, coloquei um total de 10 caixas de 500L na minha casa, pois haviam crianças e idoso acamado. Mas sei que a solução que encontrei não era possível para a maioria da população. Chegamos a ficar 15 dias sem cair água.

Abraço.


Meus dados pessoais: 

Vinício Pereira Lopes. 
Sou ubaense e moro a 20 anos em Pará de Minas                       
Rua cristal 434, jardim Beatriz 
CEP: 35.661 259                        

Aqui mais notícias

O que não te contaram sobre a passagem de ônibus em Ubá

Conchavo entre Prefeitura de Ubá e COPASA pode ter propósito eleitoreiro.

Porque o contrato entre o município de Ubá e a COPASA é nulo.

Salário do prefeito de Ubá é 160% maior que do Governador do Estado de Minas Gerais.

O DESCASO DA COPASA COM UBÁ. SEGUNDO CAPITULO.