Sem a COPASA, Pará de Minas agora tem Água - Leia o depoimento de um Morador!

A COPASA desde 2009 estava com o contrato vencido. Ela ainda operava o serviço mesmo sem contrato. O que eles queriam era a renovação do jeito que estava. Um contrato de 30 anos sem obrigações específicas e sim apenas uma lauda com a obrigação de abastecer e tratar a água da cidade.
A prefeitura em 2011 tentou renovar, mas a Câmara não permitiu tal renovação. Em 2013 iniciaram as tratativas Prefeitura e COPASA. E a COPASA resistia em dar garantias e modificar o novo contrato.
Garantias do tipo: da onde iria buscar água, construção de barragens de contenção, preservação das nascentes e tratar 100% do esgoto da cidade. Eles não queiram isso escrito no contrato nem mesmo colocar prazos pra isso. 
Com a crise hídrica foi um caos. A COPASA não fez nada. Deixou sem abastecimentos a cidade, prefeitura furou diversos poços artesianos pra população buscar água e colocou caminhão pipa buscando água em Juatuba pra tentar amenizar. A COPASA alegava que sem contrato nada podia fazer. 
Assim iniciou o processo de licitação da nova concessionária de água. Primeiro Município fez plano de saneamento baseado em Municípios que o serviço é privado (Curitiba, Sorocaba e Niterói) com visita nessas cidades. 
O plano prevê o levantamento total de água e esgoto da cidade a previsão de abastecimento para mais 30 anos, com prazos do que deve ser feito. Uma empresa especializada elaborou o estudo de Pará de Minas. Esse plano foi aprovado na Câmara e foi baseado nele a licitação.
Hoje a empresa tem prazos e uma série de coisas que tem que cumprir. E resolveu problema de abastecimento hoje.                       
        Eu particularmente, coloquei um total de 10 caixas de 500L na minha casa, pois haviam crianças e idoso acamado. Mas sei que a solução que encontrei não era possível para a maioria da população. Chegamos a ficar 15 dias sem cair água.

Abraço.


Meus dados pessoais: 

Vinício Pereira Lopes. 
Sou ubaense e moro a 20 anos em Pará de Minas                       
Rua cristal 434, jardim Beatriz 
CEP: 35.661 259                        

Aqui mais notícias

PT de Ubá questiona papel da Secretaria de Segurança após Prefeitura empurrar ônus da ordem pública para cidadão

"PT Ubá questiona Segurança no Carnaval de Ubá"

À qual classe social você pertence? Veja como elas são categorizadas.

Perdoai as nossas dívidas ou perdoai as nossas ofensas?

A Privatização do Lucro e a Socialização das Perdas: Uma Análise da Arrecadação em Ubá (2009-2022)