Você já ouviu falar em unidade de saúde na carreta?

Você já ouviu falar em unidade de saúde na correta? Provavelmente você já ouviu falar de unidade de saúde sobre rodas: na carreta, no ônibus, no trailer e até em barcos: as unidades fluviais, mais presentes na Região Norte do Brasil. Mas não estamos falando da estratégia que aproxima os serviços de saúde dos usuários, e sim de unidades que estão localizadas em áreas de alagamentos e inundação e são afetadas nos períodos chuvosos.  

Há alguns anos, em uma reunião de profissionais de saúde da região de Ubá, eu ouvi pela primeira vez, o relato de técnicos da Secretaria Estadual da Saúde-SES-MG, que foram realizar inspeção sanitária numa unidade de saúde e a encontraram dentro da carreta. Na oportunidade o fato passou despercebido para a maioria dos presentes, inclusive por mim.  


Em janeiro de 2022, ao ir  trabalhar como Secretário Municipal de Saúde no município de Guidoval-MG, aproximei-me desta realidade. Logo na virada de 2022/2023 a unidade Mista de Saúde Francisco Moacyr da Silva, localizada na Av Padre Sinfronino de Almeida, permaneceu por quase três meses na carreta em função das previsões meteorológicas que indicavam grande  probabilidade de alagamentos e inundações da na área da unidade, que abriga uma equipe de saúde da família-ESF; ambulatórios de especialidades; uma equipe de pronto atendimento; e uma Farmácia Básica.  


Fato que se repetiu nos primeiros dias de 2025, quando mais uma vez, diante das previsões meteorológicas indicando a possibilidade de alagamentos e inundações, o mobiliário e equipamento da unidade voltou para a carreta e o atendimento foi fragmentado em outras duas unidades de saúde do município. 


Após duas semanas na carreta a unidade desembarcou e as equipes voltaram a acolher os seus usuários na Av Padre Sinfronino de Almeida, mas a preocupação e a prontidão continuarão até o final do período chuvoso. Além da atenção com a classificação de risco dos pacientes, as equipes terão a missão de ficarem atentas aos informes da defesa civil, e na dúvida/incerteza a  carreta é o lugar mais seguro. 


A retirada desta unidade de saúde, Francisco Moacyr da Silva, da área de inundação é uma obsessão da Prefeita Luciana Rodrigues Palmeira, reeleita para governar o município no quadriênio 2025/2028 . Assim que terminou a contagem dos votos, as equipes de engenharia e de captação de recursos foram acionadas e colocaram a mão na massa.


Aqui mais notícias

Lideranças analisam a realidade dos trabalhadores em Ubá neste primeiro de maio.

Câmara Municipal de Ubá : Números e Reflexões

São José: um homem prático, capaz de ouvir a voz de Deus e de colocá-la em prática!

Sobre política e jardinagem - Rubem Alves

O trabalhador como cuidador e recriador da Casa Comum