O salto da Educação em Ubá: do mimeografo direto para a era digital.

O professor Samuel Gazola Lima relatou ao grande número de militantes presentes que quando assumiu a Secretaria de Educação de Ubá em janeiro de 2009, as provas e trabalhos dos alunos da rede municipal eram rodadas no mimeografo ( folhas, matriz e álcool), um equipamento que simboliza muito bem o milênio passado, mas que não contribui com as reais necessidades de alunos e professores do século 21.
Segundo o professor Samuel uma das primeiras medidas tomadas pela Secretaria de Educação foi colocar uma maquina de fotocópia em cada uma das 17 escolas municipais. Em toda a secretaria de educação só havia um data show: (é como se fosse um retroprojetor, só que da imagem do computador. Ele é adaptado no lugar do monitor e vai refletir a imagem na parede, quadro ou tela) Nos últimos dois anos a secretaria de educação comprou pelo menos um data show para todas as 17 escolas municipais de Ubá.
Em varias escolas municipais estão sendo implantados os laboratórios de informática com internet wiriless, ou internet sem fio. Todo o mobiliário das escolas infantis são novos. A grande maioria das escolas municipais estão sendo reformadas. Duas escolas novas estão sendo construídas. Ubá tem o maior programa de educação de jovens e adultos da região sudeste para cidades com 100 mil habitantes. 30 por cento da merenda escolar é comprada direta do produtor rural. As colônias de férias, as capacitações de professores, as viagens, a nota no IDEB e transporte escolar, vamos deixar para falar numa próxima para não distanciar da idéia principal sugerida no título desta matéria.
Ah é! Ia me esquecendo de falar do uniforme. É tanta novidade boa que eu ia me esquecendo que os mais de 7 mil alunos e alunas da rede municipal de Ubá recebem dois pares de uniforme por ano, mais o uniforme de inverno. Uma medida que aumenta a auto estima, inclui os alunos mais pobres que deixam de ser discriminados por causa da roupa e promove a ajuda econômica as famílias.
Você não viu nem ficou sabendo, mas o Vadinho Baião Fez.