A CPI da COPASA independe de aprovação por maioria dos vereadores.

Na ultima segunda-feira, da semana passada, eu estava acompanhando a reunião da Câmara Municipal de Ubá pela internet, quando percebi que havia uma pequena decepção de alguns internautas, que também acompanhava e comentavam a reunião.

A Decepção era motivada porque a câmara não tinha aprovado a CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da COPASA. Ocorre que nenhum requerimento havia sido apresentado para discussão e votação. É compreensível que os internautas não conheçam o regimento interno da Câmara, mas CPI independe de aprovação por maioria dos vereadores.
Basicamente são os artigos 68; 69; 70 e 71 do Regimento Interno da Câmara Municipal de Ubá que disciplinam as regras para a instalação, atribuições e procedimentos para conduzir uma Comissão Parlamentar de Inquérito. 

O Artigo 68 diz que As Comissões Parlamentares de Inquérito destinam-se a apurar, ou investigar por prazo certo, foto determinado que se inclua na competência da Câmara Municipal e serão constituídas, independente de votação, sempre que o requerer, pelo menos um terço dos membros da Câmara Municipal.

Neste momento, quando a Câmara de Ubá é composta por 11 vereadores (as) o mínimo de um terço são 04 vereadores. Portanto para propor uma Comissão Parlamentar de Inquérito, que independe de votação, é necessário que apenas 04 vereadores (as) assinem o requerimento e apresente a Mesa Diretora.

Após ter recebido o requerimento a Presidente da Câmara determinará à composição da Comissão, observando, inclusive outros requisitos regimentais como numero de membros e representatividade das forças partidárias com representação na Câmara.

A CPI tem caráter politico, mas também com consequências jurídicas. Assim, os trabalhos de uma comissão parlamentar de inquérito obedecerá ao disposto no Regimento Interno da Câmara Municipal de Ubá, bem como na legislação federal,  em especial a Lei Federal n° 1579, de 18 de março de 1952, e, subsidiariamente, as do Código de Processo Penal.

Os trabalhos da CPI terá prazo inicial de 120, podendo ser prorrogado por até mais 90 dias. Para prorrogação é necessário a  manifestação favorável do plenário da casa, ou seja, do conjunto dos 11 vereadores (as). Finalizado este prazo a Comissão encaminha o relatório a presidente da Câmara que submete o mesmo para a aprovação plenária.


Na aprovação do relatório final, o conjunto dos vereadores (as) poderá determinar o encaminhamento das providências, inclusive encaminhando-o ao Ministério Público para que promova a responsabilidade civil ou criminal por infrações apuradas. 

Aqui mais notícias

O que não te contaram sobre a passagem de ônibus em Ubá

Conchavo entre Prefeitura de Ubá e COPASA pode ter propósito eleitoreiro.

Porque o contrato entre o município de Ubá e a COPASA é nulo.

Salário do prefeito de Ubá é 160% maior que do Governador do Estado de Minas Gerais.

O DESCASO DA COPASA COM UBÁ. SEGUNDO CAPITULO.