"Atenção Políticos: Menos fotos e mais vacinas”

Quantas doses das vacinas da COVID 19 serão necessárias para  atender o público alvo da primeira fase em Ubá. Você sabe? 

Atenção Políticos: Menos fotos e mais vacinas!

Vacinas: os pobres serão excluídos em 2021 - Os países ricos já garantiram doses iguais a três vezes as da sua população para as vacinações do ano de 2021, durante o qual, por outro lado, em 67 países pobres, apenas uma em cada 10 pessoas poderá se vacinar contra o coronavírus. Uma desigualdade que infelizmente reflete dinâmicas relacionadas também a outros setores, mas que é ainda mais humilhante considerando-se que estamos falando da saúde de bilhões de pessoas. No caso do Brasil, que é um país rico, a angústia se explica no negacionismo do governo central que entrou atrasado nesta disputa. Para os municípios, por enquanto, não resta outra alternativa que dividir a miséria. Nesse cenário, quando o município de Ubá recebeu próximo de  16% das doses necessárias para um pequeno grupo prioritário, estamos assistindo políticos com interesse explicito nas eleições de 2022, se virando nos trinta para aparecer nas fotos como benfeitores da vacina, usurpando os espaços que até bem pouco tempo era exclusivo dos profissionais da saúde. Foi neste sentido que me chamou atenção a postagem do Engenheiro do Chico Nascimento que dá título a esta publicação. "Atenção Políticos: Menos fotos e mais vacinas”  

Estimativa do quantitativo de vacinas COVID 19 

CATEGORIA 

QUANTIDADE

Profissionais de Saúde 

2.519

Idosos com 80 anos ou mais. 

1.919

Idosos entre 70 e 79 anos

3.747

Idosos entre 60 e 69 anos 

7.456 

Cuidados domiciliares

-

Funcionários do sistema funerário 

-

Total 

+-15.641 X 2 = 31.282

              Fonte: RAG 2018 - SMS Ubá-MG - CNES/DATASUS 01/2021


Ocorre que, de acordo com os informes da Secretaria de Governo da Prefeitura de Ubá, até o dia 29 de janeiro de 2021, o município de Ubá já havia recebido 3.908,  aproximadamente 12,49% do necessário. Ainda de acordo com a mesma publicação havia  a previsão de recebimento de cerca de mais 1.100 doses na segunda-feira, primeiro de fevereiro, totalizando 5.008 doses, ou seja, passaríamos para próximo de 16 % do necessário para atender as expectativas da primeira dose no público alvo da fase atual.


O Plano Nacional de operacionalização da vacinação contra a covid-19, primeira edição de 16 de dezembro de 2020, Anexo II, diz que os trabalhadores dos serviços de saúde são todos aqueles que atuam em espaços e estabelecimentos de assistência e vigilância à saúde, sejam eles hospitais, clínicas, ambulatórios, laboratórios e outros locais. Desta maneira, compreende tanto os profissionais da saúde – como médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biólogos, biomédicos, farmacêuticos, odontologistas, fonoaudiólogos, psicólogos, serviços socais, profissionais de educação física, médicos veterinários e seus respectivos técnicos e auxiliares – quanto os trabalhadores de apoio, como recepcionistas, seguranças, pessoal da limpeza, cozinheiros e auxiliares, motoristas de ambulâncias e outros, ou seja, aqueles que trabalham nos serviços de saúde, mas que não estão prestando serviços direto de assistência à saúde das pessoas. Inclui-se, ainda, aqueles profissionais que atuam em cuidados domiciliares como os cuidadores de idosos e doulas/parteiras, bem como funcionários do sistema funerário que tenham contato com cadáveres potencialmente contaminados.


Então, quantos são os profissionais de Saúde a partir desta definição? 


Em consulta ao Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde - CNES - CNES/DATASUS  em janeiro de 2021 concluímos que, nesta data, são 2.469, profissionais distribuídos em 85 unidades de saúde empresariais privadas, 43 unidades públicas de saúde e 09 unidades sem fins lucrativos. Sendo que 16.55 dos profissionais de Ubá atuam nas empresas privadas; 32.15% atuam no setor público e 51.31% atuam nas entidades sem fins lucrativos. Em outro documento da Secretaria Municipal de Saúde de Ubá publicado em março de 2019, (RAG 2018) 11% dos cadastrados no CNES eram trabalhadores da área administrativa e de serviços; 25.995 eram profissionais da área técnica e nível médio e 55.71%, portanto mais da metade dos profissionais cadastrados, eram profissionais de nível superior. O CNES responde parcialmente à pergunta, considerando a multiplicidade das categorias reconhecidas como público alvo da campanha, e principalmente, porque alguns profissionais de apoio podem não estar cadastrados no CNES. Somente motoristas terceirizados e auxiliares de serviço gerais, o setor saúde da prefeitura de Ubá conta com mais de 50 profissionais no seu quadro que não são cadastrados no CNES.  Vale  ressaltar a importância da vacinação desses profissionais do apoio considerando que  dois motoristas, um do setor de ambulância e outro da fiscalização, ambos na linha de frente da COVID 19 já faleceram com diagnóstico de COVID 19. Até aqui, adicionando estes não cadastrados, o numero de profissionais sobe para 2.519. Outra dificuldade é  quantificar os profissionais de nível técnico, principalmente, os que trabalham no cuidado domiciliar, em sua maioria na informalidade, para estes deveriam disponibilizar um sistema de cadastramento. E por fim os profissionais do Sistema funerário, que não será difícil quantificar, uma vez que a atividade é regulada pela legislação trabalhista. 


O Informe Técnico Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19 do Ministério da Saúde de 19/01/2021 diz que a população-alvo da campanha nacional de vacinação contra a covid-19, foram priorizadas segundo os critérios de exposição à infecção e de maiores riscos para agravamento e óbito pela doença. O escalonamento desses grupos populacionais para vacinação se dará conforme a disponibilidade das doses de vacina. 


Mais informações sobre a real situação das salas de vacina em Ubá bem como sobre o numero de profissionais por unidades de saúde, publicas e privadas Aqui



Aqui mais notícias

O que não te contaram sobre a passagem de ônibus em Ubá

Conchavo entre Prefeitura de Ubá e COPASA pode ter propósito eleitoreiro.

Porque o contrato entre o município de Ubá e a COPASA é nulo.

Salário do prefeito de Ubá é 160% maior que do Governador do Estado de Minas Gerais.

O DESCASO DA COPASA COM UBÁ. SEGUNDO CAPITULO.