Agora é oficial: Todos os ubaenses pagarão por tratamento de esgoto não realizado.

 

“O Panorama do Saneamento Básico em Ubá” - Série 01


 “Agora, com a mudança aprovada, a COPASA passará a ter uma única tarifa para o serviço de esgoto, independentemente do serviço prestado”.


Passou a valer, em primeiro de agosto de 2021, a Resolução ARSAE-MG 154, de 28 de junho de 2021. O Art. 2º da resolução estabelece que  a cobrança pelo serviço de esgotamento sanitário será em razão da conexão da edificação à rede pública de esgotamento sanitário, com a coleta e o afastamento do esgoto, sem qualquer diferenciação tarifária em razão da existência ou não de tratamento de esgoto coletado para cada usuário.


Como era antes desta decisão.


A COPASA possuía duas tarifas de esgotamento sanitário a depender do tipo de serviço  fornecido. Se o usuário tinha apenas a coleta e o afastamento do seu esgoto, ele pagava a tarifa EDC - Esgoto Dinâmico com Coleta - que representava 25% da tarifa de água. Quando o usuário tinha o serviço completo de esgoto, com a coleta, afastamento e também o tratamento, ele pagava a tarifa EDT - Esgoto Dinâmico com Tratamento, que representava 100% da tarifa de água. Agora, com a mudança aprovada, a COPASA passará a ter uma única tarifa para o serviço de esgoto, independentemente do serviço prestado. E essa nova tarifa representa o valor de 74% da tarifa de água. Vejam o quadro tarifário no anexo da Resolução. 


O Jornal Diário do Comércio de 11 de maio de 2021 diz que a depender da faixa de consumo do usuário, considerando apenas a taxa de Esgoto Dinâmico Coletado (EDC), o aumento poderá ser da ordem de 196%.


O Jornal disse que nem COPASA nem ARSAE-MG forneceram a lista dos municípios que serão afetados. Mas que segundo dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) de 2019, entre as cidades com o maior número de usuários com aumento na tarifa, possivelmente estarão: Divinópolis, onde há aproximadamente 194 mil pessoas sem tratamento de esgoto; Sabará (89 mil), Ubá (85 mil); Coronel Fabriciano (85 mil); Ribeirão das Neves (55 mil); Patos de Minas (54 mil); Ibirité (49 mil); Três Corações. 


Aqui mais notícias

PT de Ubá questiona papel da Secretaria de Segurança após Prefeitura empurrar ônus da ordem pública para cidadão

"PT Ubá questiona Segurança no Carnaval de Ubá"

À qual classe social você pertence? Veja como elas são categorizadas.

Perdoai as nossas dívidas ou perdoai as nossas ofensas?

A Privatização do Lucro e a Socialização das Perdas: Uma Análise da Arrecadação em Ubá (2009-2022)