Agora é oficial: Todos os ubaenses pagarão por tratamento de esgoto não realizado.

 

“O Panorama do Saneamento Básico em Ubá” - Série 01


 “Agora, com a mudança aprovada, a COPASA passará a ter uma única tarifa para o serviço de esgoto, independentemente do serviço prestado”.


Passou a valer, em primeiro de agosto de 2021, a Resolução ARSAE-MG 154, de 28 de junho de 2021. O Art. 2º da resolução estabelece que  a cobrança pelo serviço de esgotamento sanitário será em razão da conexão da edificação à rede pública de esgotamento sanitário, com a coleta e o afastamento do esgoto, sem qualquer diferenciação tarifária em razão da existência ou não de tratamento de esgoto coletado para cada usuário.


Como era antes desta decisão.


A COPASA possuía duas tarifas de esgotamento sanitário a depender do tipo de serviço  fornecido. Se o usuário tinha apenas a coleta e o afastamento do seu esgoto, ele pagava a tarifa EDC - Esgoto Dinâmico com Coleta - que representava 25% da tarifa de água. Quando o usuário tinha o serviço completo de esgoto, com a coleta, afastamento e também o tratamento, ele pagava a tarifa EDT - Esgoto Dinâmico com Tratamento, que representava 100% da tarifa de água. Agora, com a mudança aprovada, a COPASA passará a ter uma única tarifa para o serviço de esgoto, independentemente do serviço prestado. E essa nova tarifa representa o valor de 74% da tarifa de água. Vejam o quadro tarifário no anexo da Resolução. 


O Jornal Diário do Comércio de 11 de maio de 2021 diz que a depender da faixa de consumo do usuário, considerando apenas a taxa de Esgoto Dinâmico Coletado (EDC), o aumento poderá ser da ordem de 196%.


O Jornal disse que nem COPASA nem ARSAE-MG forneceram a lista dos municípios que serão afetados. Mas que segundo dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) de 2019, entre as cidades com o maior número de usuários com aumento na tarifa, possivelmente estarão: Divinópolis, onde há aproximadamente 194 mil pessoas sem tratamento de esgoto; Sabará (89 mil), Ubá (85 mil); Coronel Fabriciano (85 mil); Ribeirão das Neves (55 mil); Patos de Minas (54 mil); Ibirité (49 mil); Três Corações. 


Aqui mais notícias

Lideranças analisam a realidade dos trabalhadores em Ubá neste primeiro de maio.

Câmara Municipal de Ubá : Números e Reflexões

São José: um homem prático, capaz de ouvir a voz de Deus e de colocá-la em prática!

Sobre política e jardinagem - Rubem Alves

O trabalhador como cuidador e recriador da Casa Comum