Um livro sobre o Saneamento Básico

 

Livro
Um livro com duzentas e cinquenta e quatro páginas que revela a condução da política pública de Saneamento Básico (água, esgotamento sanitário, resíduos sólidos, drenagem urbana e controle de vetores) no município de Ubá-MG. E faz uma análise aprofundada da contratação da COPASA para prestação de serviço de água e esgotamento sanitário no município. A iniciativa de escrever o livro surgiu da necessidade de registrar uma experiência relevante de participação popular e controle social na área do Saneamento Básico, principalmente dos serviços de água, esgotamento sanitário e resíduos sólidos.

A partir de uma experiência local, e sem tecnicismos, o livro aborda as principais questões do Saneamento Básico no Brasil: Titularidade, Marco Regulatório à partir da Lei 11.445/2007, planejamento, regulação, tarifas, e elucida ambiguidades entre privatização e concessão. Além de esclarecer a falsa confusão, o livro reflete os conceitos, sempre com a argumentação observando o posicionamento das entidades governamentais, não governamentais, e das entidades representativas dos trabalhadores e das empresas prestadoras de serviços de água e esgotamento sanitário.

 Uma metáfora sobre uma cultura da escada, verso  uma cultura do planejamento, é o fio condutor do trabalho. A metáfora nos ajuda a compreender, por exemplo, porque a COPASA, depois de ser reprovada em todas as avaliações técnicas; reprovada pela população em 10 audiência públicas; reprovada 11 vezes pelos vereadores, legítimos representantes dos ubaenses, foi premiada com um contrato sem licitação, com o valor aproximado superior a 1,4 bilhão de Reais nos próximos 30 anos.

 Impossível analisar o Saneamento Básico em Ubá sem adentrar na temática dos loteamentos, regulares e irregulares. Até bem pouco tempo, a população periférica, além de pagar o IPTU e as taxas, pagava cota extra se ambicionasse o acesso à rede de esgoto, rede de água, calçamento e iluminação pública. O livro  evidencia a luta hercúlea de diferentes atores pela superação desta condição. Ou seja, pelo fim das fossas e das valas de esgoto, por endereço e cidadania, em síntese, por comunidades saneadas. Muitas lideranças comunitárias irão se identificar nos relatos.

 Sobre o autor: Claudio Ponciano, 57 anos, casado, dois filhos, técnico em artes  gráficas, agente de Pastoral Social - membro fundador da FEMAC - da RECICLAU - Ouvidor da Saúde de Ubá - Presidente do Conselho Municipal de Saúde - Vereador no período 2005/2011 - Presidente da Câmara de Ubá - Secretário de Saúde de Ubá no período entre 2011/2016 e Secretário de Saúde de Eugenópolis-MG entre 2019/2020.

 O livro pode ser encontrado na Livraria Corujinha: Rua Vereador  Rafael Girardi, 37 - Centro - Ubá-MG - https://www.corujinhalivraria.com.br -  Na Banca da Lyene, na Praça da Independência - centro - Ubá-MG  - Distribuidora Exposito, na  Banca da Rodoviária - Ubá - MG. Estacionamento Paiva Campos, na Rua Monsenhor Paiva Campos,20 - centro, Ubá-MG - E com o autor: (32) 99903-3820 Whatsapp. claudioponcianouba@gmail.com.

 Claudio Ponciano: Rua Cecília Braga, 05 - Apatº B - Bairro Santo Antônio - Ubá - MG CEP 32.501-062 - claudioponcianouba@gmail.com - (32) 99903-3820 (Whatsapp)

Aqui mais notícias

O que não te contaram sobre a passagem de ônibus em Ubá

Conchavo entre Prefeitura de Ubá e COPASA pode ter propósito eleitoreiro.

Porque o contrato entre o município de Ubá e a COPASA é nulo.

Salário do prefeito de Ubá é 160% maior que do Governador do Estado de Minas Gerais.

O DESCASO DA COPASA COM UBÁ. SEGUNDO CAPITULO.