Uma analise dos quatro planos de governo para Ubá fundado nas palavras!
A Palavra
As palavras são a imagem das obras…Das coisas nascem nas palavras e não das palavras as coisas.(Fernão Oliveira 1516 capítulo I)
As palavras organizam nosso pensamento, materializam ideias, comunicam coisas e nomeiam sentimentos. Em tudo isso, elas também brincam com os próprios sentidos e sons, criando novas possibilidades para cada uma, individualmente e quando estão juntas.
Raça de víboras! como podeis vós falar coisas boas, sendo maus? pois do que há em abundância no coração, disso fala a boca - Mateus 12,14
o “homem bom tira coisas boas do bom tesouro do seu coração”. Nosso coração deve ter um bom tesouro de convicções e valores que irão transbordar e se concretizar em ações, no modo como vivemos e nos relacionamos: “A boca fala do que o coração está cheio”.
Ainda sobre as palavras, (Eclo 27,5-8) nos ensina: elas devem ser escutadas com atenção e peneiradas para se conhecer quem fala porque como pelo fruto se conhece a árvore cultivada. Assim as palavras revelam o coração de quem as pronuncia. Seguir o exemplo de Jesus é se perguntar honestamente:
Esta palavras semeiam vida como as d’Ele?
Ou este discurso promove o ódio a quem pensa e vive diferente, reforça o preconceito e a marginalização de pessoas, colabora para alienar e manipular a fim de evitar o conhecimento da realidade e consequente comprometimento com mudanças em si mesmo e no mundo no qual vivemos?
Os Planos de Governo
Damato: 45 Páginas - 23 - Tópicos/temas.
Mônica: 43 Páginas - 17 - Tópicos/temas
Rogério: 06 Páginas - 12 - Ações
Veloso: 15 páginas - 12 - tópicos/temas
A primeira impressão é o desejo de criar coisas novas: A palavra criar aparece 111 vezes. Foram mais 166 citações de Implantar, Instituir, Implementar e Ampliar. Significado que muito será criado. Pouco se falou em continuar, pois a palavra só aparece duas vezes. Ampliar e aumentar (juntas) aparecem 81 vezes. A palavra mulher é citada 44 vezes e homem 03 - Sendo duas citações se referem a “Homem do campo” mais com profissão - (Agricultor). LGBTQI+ teve uma citação. Pobres apenas duas citações. “A situação em que vivem os pobres é critério para medir a bondade, a justiça, a moralidade, enfim, a efetivação da ordem democrática. Os pobres são os juízes da vida democrática de uma nação” (Exigências éticas da ordem democrática, Doc. 42, n. 72) da CNBB). Na mesma direção, a Comunidade quilombola foi citada 10 vezes. Trabalho acadêmico de Matheus da Rocha Viana, acadêmico de antropologia da UNB, página 59 - Explicita a relação desrespeitosa dos poderes locais para com a liderança quilombola. O controle social vai continuar sendo ignorado uma vez que teve apenas duas citações. UPA, citada apenas duas vezes, por candidaturas menos competitivas, o que pode significar, que o povo de Ubá pode vir a não ser contemplado com um equipamento tão importante e necessário. FEMAC - perdeu a sua representatividade ao ponto de não receber nenhuma citação nos planos de governo.
Algumas anotações do Debate da Rádio Líder.
Número de Vagas em Creche - Um candidato disse que criará 400 vagas de creche - Não soube precisar quantas vagas são necessárias, contudo cravou 400. Tentei checar a informação, todavia não encontrei a resposta. Não encontrei o plano decenal de educação dos últimos 10 anos na página da prefeitura. Dificuldade de acesso à informação.
Bilhete Único e Laranjinhas (transporte por Vans) - O bilhete único já foi experimentado. Está no contrato a bilhetagem eletrônica, com a possibilidade de viajar para mais de uma direção com o mesmo bilhete. E transporte por van seria uma alternativa para as partes altas da cidade.
Uma questão a esclarecer é quem vai subsidiar o serviço uma vez que o mesmo não se sustenta apenas com a tarifa. Tem que perguntar se os empresários que apoiam uma candidatura estão dispostos a pagar o Vale transporte aos seus funcionários. Porque o governo federal subsidia o transporte coletivo por meio da Vale transporte. Mas em Ubá as empresas, já no processo de admissão, orientam seus funcionários a assinar uma desistência do benefício. Sem este recurso, o transporte de Ubá sempre será deficitário. A solução individual, enriquece os comerciantes de motocicleta, impacta o SUS, a previdência e mutila muitos trabalhadores.
Mais uma questão a se discutir é o transporte escolar quando a prefeitura compra da viação Ubá milhares de vales transporte (acima de oito mil em 2024) para a educação a preço de roleta, sem nenhum centavo de desconto. Será que seria razoável licitar um serviço de van para educação e um serviço de transporte social para os pobres da periferia?
A violência será combatida com mais armas e mais polícia.
As enchentes se resolvem com um gabinete de Crise
A palavra Saneamento Básico também não apareceu nos planos de Governo. O que sinaliza que vamos continuar tratando do assunto desarticuladamente e ignorando o Planejamento.
Hospital São Vicente de Paula - A melhor e única saída seria uma fusão das duas entidades católicas mantenedoras (Associação Beneficente Católica e Irmandade Nossa Senhora da Saúde) passaríamos a ter um hospital com maior número de leitos e mais sustentável financeiramente.
Hospital do Câncer - Teremos um ambulatório de quimioterapia. Estão batendo cabeça há quase dez anos para implantar um ambulatório, imagina se fosse para administrar um hospital. O Ambulatório de quimioterapia já estava funcionando no núcleo do Câncer em 2014 - Não pode seguir porque não havia a complementaridade. De acordo com as portarias do Ministério da Saúde não podem ser habilitados serviços isolados. Cirurgias + quimioterapia + radioterapia tem que funcionar juntos.
Agendar exames por aplicativo whatsapp. Precisamos compreender a aplicabilidade desta proposta. Como será a regulação - Classificação de risco - prescrição - Recursos financeiros - Protocolos Etc.
Fila Zero - Também é desafiador devido a influência e pressão que o mercado de produtos e serviços de saúde exercem sobre o sistema da saúde pública. Quanto você disponibiliza recursos, mais o sistema privado prescreve.
Ampliar para 100% a cobertura da atenção primária - De acordo com dados do Ministério da Saúde de dezembro de 2023, Ubá tem 21 equipes de Saúde da Família-ESF e três equipes de Atenção Primária-EAP. Oitenta e nove mil setecentos e sessenta cadastrados e uma cobertura de 76,07% de atenção primária Pouca evolução.
Vamos ver a cobertura de Saúde Bucal em Ubá.
Município | População | QT ESB | Cobertura de ESB ESF | QT Cadastrados | QT Cadastros | Cobertura SB AB | |
Ubá | 117.995 | 6 | 17,72% | 6.212 | 89.760 | 30,75% |
De acordo com sucessivos planos Municipais de saúde, uma dificuldade para ampliar esta cobertura é a estrutura física, quando vários destes postos funcionam em imóveis alugados. Vejam o Plano Municipal de Saúde 2018/2021 página 77 - Tabela 38 - Unidades Básicas de Saúde, que são 14 unidades de saúde inadequadas porque funcionam em prédios alugados. Para alcançar 100% de cobertura, Ubá precisa criar pelo menos mais 10 equipes de saúde. Então, precisaria construir 24 novas unidades de saúde. Este número pode cair considerando que uma unidade pode abrigar mais de uma equipe de saúde. Da mesma forma, a saúde bucal que tem cobertura menor que 20%. Repito: Mais uma vez os pobres serão os Juízes: “A situação em que vivem os pobres é critério para medir a bondade, a justiça, a moralidade, enfim, a efetivação da ordem democrática. Os pobres são os juízes da vida democrática de uma nação” (Exigências éticas da ordem democrática, Doc. 42, n. 72) da CNBB).
Missão impossível a Ampliação para 100% a cobertura da atenção primária diante da opção que foi tomada pela Administração Municipal ( Poder Executivo e Legislativo) ao trocar os imóveis que foram destinados para equipamentos públicos de uso coletivo e destinando-os para o conforto de maia dúzia de engravatados no centro administrativo da Rodoviária.
Por fim, nada se falou das questões éticas: Como será a relação com o Poder Legislativo? Como serão as nomeações? A contratação dos terceirizados. Hoje grande parte dos médicos do PSF são contratados por meio da PJ. Os vereadores vem descumprindo a Lei orgânica deste 2016 não fixando o subsídio em lei ou resolução. E o salário do Prefeito pode ou não ser maior que o salário de prefeitos de 21 capitais?