A Ortopedia Funcional dos Maxilares

 Ubá é pioneira no país ao oferecer  aparelhos ortopédicos fixos e removíveis no SUS.


A Ortopedia Funcional dos Maxilares é uma especialidade da Odontologia que soluciona desequilíbrios ósseos, musculares e de funcionamento dos maxilares; alinhamento dos dentes e problemas das articulações.

O CEO (Centro de Especialidades Odontológicas) em parceria com o programa Saúde na Escola, realiza o atendimento de crianças matriculadas em escolas públicas, com idade de 07 a 12 anos, desde o mês fevereiro de 2014. Até o momento, foram instalados  5.533  aparelhos fixos e removíveis, usados para tratamento de disfunções, como: mordida aberta, mordida cruzada e remoção de hábitos de sucção de dedo e uso de chupeta.

Além da instalação, são realizadas também consultas mensais para controle e evolução do tratamento. Em média,  são feitos 430 atendimentos por mês.

Os pacientes são avaliados na escola e encaminhados ao CEO, onde passam por uma consulta com um dentista especializado em Ortodontia e Ortopedia Facial, para indicar qual o tipo de aparelho necessário para correção da maloclusão.

O financiamento do programa é feito pelo Ministério da Saúde, através da portaria 718/SAS.

Segundo os dados, mais de 80% das crianças apresentam necessidade de uso de algum tipo de aparelho.

O programa visa uma melhora na qualidade de vida dessas crianças, promovendo saúde e evitando possíveis cirurgias na fase adulta. 

Aqui mais notícias

PT de Ubá questiona papel da Secretaria de Segurança após Prefeitura empurrar ônus da ordem pública para cidadão

"PT Ubá questiona Segurança no Carnaval de Ubá"

À qual classe social você pertence? Veja como elas são categorizadas.

Perdoai as nossas dívidas ou perdoai as nossas ofensas?

A Privatização do Lucro e a Socialização das Perdas: Uma Análise da Arrecadação em Ubá (2009-2022)