A Ortopedia Funcional dos Maxilares

 Ubá é pioneira no país ao oferecer  aparelhos ortopédicos fixos e removíveis no SUS.


A Ortopedia Funcional dos Maxilares é uma especialidade da Odontologia que soluciona desequilíbrios ósseos, musculares e de funcionamento dos maxilares; alinhamento dos dentes e problemas das articulações.

O CEO (Centro de Especialidades Odontológicas) em parceria com o programa Saúde na Escola, realiza o atendimento de crianças matriculadas em escolas públicas, com idade de 07 a 12 anos, desde o mês fevereiro de 2014. Até o momento, foram instalados  5.533  aparelhos fixos e removíveis, usados para tratamento de disfunções, como: mordida aberta, mordida cruzada e remoção de hábitos de sucção de dedo e uso de chupeta.

Além da instalação, são realizadas também consultas mensais para controle e evolução do tratamento. Em média,  são feitos 430 atendimentos por mês.

Os pacientes são avaliados na escola e encaminhados ao CEO, onde passam por uma consulta com um dentista especializado em Ortodontia e Ortopedia Facial, para indicar qual o tipo de aparelho necessário para correção da maloclusão.

O financiamento do programa é feito pelo Ministério da Saúde, através da portaria 718/SAS.

Segundo os dados, mais de 80% das crianças apresentam necessidade de uso de algum tipo de aparelho.

O programa visa uma melhora na qualidade de vida dessas crianças, promovendo saúde e evitando possíveis cirurgias na fase adulta. 

Aqui mais notícias

O que não te contaram sobre a passagem de ônibus em Ubá

Conchavo entre Prefeitura de Ubá e COPASA pode ter propósito eleitoreiro.

Porque o contrato entre o município de Ubá e a COPASA é nulo.

Salário do prefeito de Ubá é 160% maior que do Governador do Estado de Minas Gerais.

O DESCASO DA COPASA COM UBÁ. SEGUNDO CAPITULO.