Império da Vila Casal: O sonho do Dr. Moreira e da família Azul e Branco continua vivo! Porém mais distante!


No ultimo dia 03 de fevereiro de 2018, a Prefeitura Municipal de Ubá transferiu o Centro de Referencia em Assistência Social – CRAS, da Rua José Vieira de Andrade para a Rua Mauricio Baião Gazola, mais precisamente para à Quadra Escola Samba Império da Vila Casal, reavendo a ocupação do imóvel pelo município.

O Dr. José Luiz Moreira, eterno presidente da Escola de Samba  Império  da Vila Casal, narra no seu livro Reminiscências que a Construção da Quadra da Escola de Samba império da Vila Casal em sua sede própria começou com a venda de um terreno pelo senhor Edmo Cavalari ao Sr. Alberto Haikal, proprietário da Auto Revendedora. Com esta venda, e a intermediação juridicamente legal do município, a escola de samba acabou tendo a sua disposição um lote considerável para a construção  de sua sede própria destinada ao lazer.

Dr. José Luiz Moreira conta ainda que Depois da posse do terreno começava um árduo trabalho para conseguir o apoio financeiro para a obra de construção da sede própria. Mas que com a ajuda da comunidade e de empresários ubaenses, a diretoria conseguiu fazer o que parecia impossível: ter a quadra própria coberta com capacidade para a montagem dos carros alegóricos e espaço para sediar os eventos públicos promovidos pela agremiação. Dr. Moreira faz justiça dizendo que este sonho foi realizado no Governo do ex-prefeito Irineu Gomes Filho, o responsável pela doação o imóvel. O livro diz também que existe uma lei municipal que  torna concreta a doação do referido terreno.    

A quadra da Escola de Samba império da Vila Casal acaba de passar um processo de reforma quando foi ampliada a sua cobertura, construída uma quadra de esportes com banheiros, vestiários e ambientes administrativos. O projeto de reforma e ampliação foi amplamente discutido com os interessados diretos: (pessoas do samba, jovens do morro do querosene, o prefeito da época Vadinho Baião e equipe). O resultado foi à concepção de um espaço multiuso que contempla as atividades voltadas para o carnaval e as atividades esportivas, mais especificamente o futebol de salão, reivindicação antiga dos jovens do querosene. 

Não é novidade e nem surpresa que a organização e principalmente o financiamento desde modelo  de carnaval está em crise.   Com o auge da ideologia do mercado engrandecida e badalada pelo neoliberalismo, a publicidade e a mídia procuram vender a imagem de que a felicidade reside em cuidar dos interesses individuais.  A vida tranquila restringe-se as esferas da família,  do trabalho e do prazer. Ultrapassar os limites deste triangulo é correr risco de meter-se em dificuldades, sofrimentos e dor de cabeça. Está aí a principal causa da falta de liderança para assumir o trabalho e as funções de direção na Escola de Samba Império da Vila Casal.

Mesmo cientes das dificuldades, propostas vêm sendo discutidas coletivamente pelos diretamente interessados: (pessoas do samba e jovens do morro do querosene) para a gestão sustentável da quadra da Império da Vila Casal, assim que receber as chaves da prefeitura.  No ultimo encontro em novembro de 2017 foram observadas algumas diretrizes que serão apresentadas e nortearão o trabalho em 2018: A primeira diretriz é organizar espaços/momentos/meios para as famílias brincarem o carnaval de 2019, no próprio bairro, e assim proporcionar lazer a comunidade e cumprir a função da quadra. A segunda diretriz é na verdade um jeito de fazer. Considerando que a visão dominante no momento não é a de “carnaval negócio lucrativo” é imprescindível a doação de tempo. Então cada interessado na proposta será convidado a contratar um determinado numero de horas de trabalho voluntário durante todo ano.

A jornalista Clarissa Machado disse que vêm de longa data as reclamações com relação à perda de valores e tradições, mas que o carnaval não morre, passa por modificações constantes. O jornalista Luiz Carlos Prestes Filho, também em evento na cidade de Ubá, confirma que não há um único modelo de carnaval. Há novecentos eventos carnavalescos no mundo e comunga da mesma ideia de que o carnaval sempre ressurge de outras formas.

Dr. José Luiz Moreira no seu livro Reminiscências, em nenhum momento fala de fim ou de encerramento da Escola de Samba Império da Vila Casal. Muito pelo contrário, na página 49, ele fala que pretendia estender homenagens ao imortal carnavalesco Tony com a aposição de um busto dele no espaço que a prefeitura estava construindo na antiga quadra da escola de samba. O busto chegou a ficar pronto e até bem pouco tempo não havia sido colocado.

A  Azul e Branco da Vila Casal tem a Fênix como ave símbolo, porque nasceu das cinzas de um carnaval. Neste momento, mesmo com a ocupação da quadra pela prefeitura, o sonho do Dr. Moreira e da Família Azul Branco continua vivo! Porém mais distante.  

Nota: Reli o livro Reminiscências do Dr. José Luiz Moreira. Excelente registro histórico da formação do Bairro Vila Casal, o bairro mais  antigo de Ubá, bem como dos grandes momentos da Império da Vila Casal.


Aqui mais notícias

O que não te contaram sobre a passagem de ônibus em Ubá

Conchavo entre Prefeitura de Ubá e COPASA pode ter propósito eleitoreiro.

Porque o contrato entre o município de Ubá e a COPASA é nulo.

Salário do prefeito de Ubá é 160% maior que do Governador do Estado de Minas Gerais.

O DESCASO DA COPASA COM UBÁ. SEGUNDO CAPITULO.