Resgatando a verdade.

O carnaval, o marketing e a mentira!


Quadra da Escola de Samba Império da Vila Casal
Reformada na administração anterior
A mentira visa conduzir a população Ubá à acreditar que em 2019 haverá um “resgate do carnaval” com custos de apenas 170 mil reais, portanto, menor que os carnavais realizados na administração anterior. 

Há quase um mês este texto está sendo repetido exaustivamente em todas as mídias dizendo que “o investimento previsto para “o resgate carnaval” será de R$ 170, mil, 40% menor que em 2018, que já era expressivamente menor que a média dos anos anteriores”. Acrescenta-se ao texto uma tabela, com os “valores investidos no carnaval em Ubá entre os anos de 2012 a 2019. Tabela I

A tabela nº I, acima, foi produzida e divulgada pela prefeitura com a objetivo de COMPARAR e comprovar que os gastos da administração anterior com o carnaval foram maiores que o gasto em 2019. A tabela nº II, abaixo foi produzida pelo www.versaoconsistente.com.br com a finalidade desmascarar a manipulação e a mentira.


Os valores constantes da tabela II podem ser conferidos e comprovados nos editais de licitação e/ou chamada pública, específicos para as festividades do Carnaval: 2011 - Carnaval 2012 - Carnaval 2014 e Carnaval 2017. É só clicar!

O ponto da desonestidade é que para cravar a informação mentirosa utilizaram dado de fontes diferentes: Sobre o carnaval 2019 utilizaram apenas o edital da chamada pública 2019. Já para comprovar que os gastos dos carnavais anteriores foram maiores utilizaram o edital e acrescentaram informações de outras fontes de pagamento. 

O objetivo deste não é discutir e nem aferir se os valores publicados e atribuídos como sendo os gastos com os carnavais durante a administração anterior estão corretos. Na tabela III abaixo comprovaremos que até a esta data 25/02/2019, apenas os gastos diretos com o carnaval 2019, já ultrapassaram o valor anunciado nas peças de publicitárias.


Provavelmente esta tabela será acrescida com mais despesas: com artistas se houver  show, mais estrutura, etc. Só será possível apurar estes gastos após a execução das atividades oficiais do carnaval programadas para o período de 01 a 05 de março. Tem ainda as despesas indiretas mais difíceis para computar: Iluminação/energia/horas extras/alterações no trânsito/asfalto provisório e este ano especialmente, a novidade de uma escola de samba estatal. Ia me esquecendo dos gastos com o marketing para construir a “verdade” do carnaval mais barato. 

Aqui não vai nenhum Juízo de valor sobre se deve ou não gastar com carnaval, ou quanto deve-se gastar com o carnaval. Tem fóruns específicos para este debate. Particularmente acredito que quem paga os impostos e gosta deste modelo de carnaval com desfiles de escolas de escola de samba têm todo o direito de requisitar e disputar esta fatia no bolo orçamentário. O que não pode é o governo gastar dinheiro público para vender informação mentirosa para a comunidade. Quanto a viabilidade e sustentabilidade deste modelo de carnaval que está sendo resgatado conversaremos mais a frente, até porque, neste momento resgatar a verdade se tornou mais imediato.

Aqui mais notícias

O que não te contaram sobre a passagem de ônibus em Ubá

Conchavo entre Prefeitura de Ubá e COPASA pode ter propósito eleitoreiro.

Porque o contrato entre o município de Ubá e a COPASA é nulo.

Salário do prefeito de Ubá é 160% maior que do Governador do Estado de Minas Gerais.

O DESCASO DA COPASA COM UBÁ. SEGUNDO CAPITULO.