A privatização do esgoto em Ubá piora o que já era ruim!
Vídeo sobre a Olegário Maciel - Policial reformado Armando.
A primeira indagação que fiz na época foi se ainda haveria espaço para piorar os serviços prestados pela COPASA e pela prefeitura, em Ubá, considerando que todos indicadores disponíveis já eram muito desfavoráveis. A primeira fonte para conhecer a COPASA é o sítio eletrônico do sindágua, na sessão notícias http://www.sindagua.com.br/noticias/noticias.php, onde o leitor encontrará um retrato confiável e atualizado sobre a
qualidade dos serviços prestado por esta empresa de Economia Mista chamada COPASA. É muito esclarecedor o juízo que o próprio sindágua faz e publica no seu portal em relação ao serviço prestado pela COPASA no estado de Minas Gerais.
![]() |
Rua Luiz de Matos - Vila Regina |
Outra fonte muito esclarecedora para conhecer o padrão COPASA foram os despachos do Juiz de Direito de Ubá Dr. Thiago de Assis Brega. Segundo o Juiz a COPASA “está mais preocupadas com o lucro para beneficiar acionista do que prestar serviços de qualidade aos usuários”.
![]() |
Rua Benedito Augusto Vieira Já fechado |
Na avaliação do item captação e tratamento de água bruta a Copasa foi avaliada com o conceito regular em todos os parâmetros: administrativo econômico; ambientais sanitários e social com a seguintes justificativas a) Não possui articulação com políticas de preservação e conservação dos mananciais; b) Prefeitura não participa do planejamento das ações; c) Não está universalizada e não atende a 100% da população. O principal prognóstico deste item é a reafirmação que os atuais pontos de captação já operam em sua capacidade máxima o que obrigatoriamente leva à busca de outras fontes de captação de água bruta.
O próximo item avaliado foi a Distribuição e Abastecimento de Água Potável. A Copasa foi avaliada com o conceito regular nos parâmetros ambiental sanitário e administrativo econômico. E recebeu o conceito bom no parâmetro social porque atende satisfatoriamente as economias que são abastecidas.
Quanto a coleta do esgoto sanitário que era prestado pela Prefeitura de Ubá a avaliação aplicou o conceito ruim em todos os quesitos. Um ponto forte do sistema é a rede de esgotamento sanitário que perfaz uma extensão de aproximadamente 180 Km e alcança a maior parte da área urbana do município, isto significa um bom percentual de esgoto coletado. O prefeito atual privatizou esta rede por 11 milhões de Reais. Quando se avalia o tratamento e Lançamento do Esgoto Sanitário o conceito também ruim, sem atenuantes, uma vez que não há nenhum nível de tratamento do esgoto lançado nos rios e córregos desrespeitando as normas ambientais.
![]() |
Rua Santo Antônio Também já fechado. |
A COPASA e a prefeitura de Ubá foram reprovadas em todas os critérios de avaliação utilizados na elaboração do plano de água e esgoto, sendo assim, na época do estudo eram diminutas as probabilidade que alguém pudesse piorar uma prestação de serviços que já era muito ruim.
Somos conhecedores de vários indicadores técnicos e políticos, muito bem fundamentadas que desabona a contratação da COPASA:
a) Doze rejeições na Câmara do Vereadores, legítimos representantes do povo;
b) Posicionamento contrário da população em relação à COPASA em dez audiências públicas;
c) Conceito regular na avaliação do Plano Municipal de água e esgoto;
d) Decisão judicial impondo licitação na forma do Artigo 37 da Constituição Federal,
f) E por fim declarações da ex presidente da COPASA Sinara Meirelles que a Empresa não dispunha dos recursos necessários para executar o plano municipal bem cumprir os prazos e as metas aprovadas no mesmo.