Relatório de Fiscalização do Sistema de Abastecimento de Água da sede do Município de Ubá.


Nos últimos dias foi procurado por um representante do SINDÁGUA/CUT e por um diretor da COPASA. O diretor do SIMDÁGUA  estava propondo a realização de uma reunião mediada por um padre ou alguém neutro para debater a contratação de empresa para prestar os serviços de tratamento e distribuição de água e coleta de tratamento de esgotamento sanitário. 

                Eu relatei ao companheiro sindicalista que eu estava meio distante desta discussão, uma vez que nos últimos  anos eu priorizei atuação em outra área. Como não gosto de dizer “vou ver”, adiantei para ao companheiro representante do SINDÁGUA que esta proposta, neste momento, estava chegando atrasada, que o debate já foi feito, pois desde 1997, portanto há quase 20 anos,  o município Ubá debate saneamento e tenta, sem sucesso, que suas necessidades seja acolhidas pela COPASA.  A outra provocação vem do companheiro, o também sindicalista Sereno Neto, que outro dia me perguntou se eu sabia por onde andavam alguns registros das 10 audiência Públicas que realizamos, como  movimento comunitário, na primeira década deste milênio. E finalmente na ultima semana o companheiro Chico Nascimento completou o time de provocadores. 

                 Nos últimos dias, atendendo a solicitação do Sereno, revisitei alguns registros e vou disponibiliza o resumos das Audiências Públicas a partir de hoje no neste blog. Não sei se vai atender ao formato ou a linguagem da internet, porque como diz o companheiro Sereno todos os textos que serão publicados têm mais de 05 linhas. Não é a primeira vez que faço este esforço para qualificar esta discussão. Em 2009 eu publiquei uma cartilha com o titulo o Saneamento Básico em Ubá.  O trabalho atual vai mais além, pois todos os documentos serão postados na sua totalidade.

Esta segunda edição, será dividida em aproximadamente 10 capítulos e todos saberão que a COPASA já foi rejeitada na Câmara Municipal de Ubá por mais de 10 vezes. Saberão também que  temos  quase vinte anos de negociações estéreis entre  a arrogante COPASA e o município de Ubá que até 2009 não havia feito o dever de casa. Por fim saberão que a licitação é o único caminho para solucionar este impasse. Saberão das medidas tomadas após 2009, pois a primeira edição tratou do assunto até 2008. Primeiramente a área de água e esgoto, porque é o tema principal e no final trataremos das outras áreas do saneamento (Lixo, controle de vetores e drenagem urbana).  


Nesta primeira publicação vou disponibilizar um relatório da Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais – ARSAE-MG.  É um Relatório de Fiscalização  que descreve e detalha um diagnóstico das condições técnicas e operacionais da prestação dos serviços de abastecimento de água, a cargo da COPASA - MG, na sede do Município de Ubá. Esta fiscalização foi realizada em fevereiro de 2013.  

Boa leitura. 

Aqui mais notícias

O que não te contaram sobre a passagem de ônibus em Ubá

Conchavo entre Prefeitura de Ubá e COPASA pode ter propósito eleitoreiro.

Porque o contrato entre o município de Ubá e a COPASA é nulo.

Salário do prefeito de Ubá é 160% maior que do Governador do Estado de Minas Gerais.

O DESCASO DA COPASA COM UBÁ. SEGUNDO CAPITULO.