"REFORMA TRABALHISTA" E A BÍBLIA - BOLETIM Nº 03


"Na luta entre os fortes e fracos, entre ricos e pobres, entre 

senhor e servo é a liberdade que oprime e a lei que liberta".

Henri Dominique Lacordaire.

O que é Direito do Trabalho?

O Direito do Trabalho é um ramo da ciência do Direito, formado por um conjunto de normas de ordem pública e, até a vigência da Lei 13.467/17, de caráter tutelar e irrenunciável, que regula as relações de trabalho entre patrões e empregados, disciplinando os direitos e obrigações das partes e as formas de aplicação e de solução dos conflitos.

Suas principais fontes são: a lei, em sentido amplo, que inclui a Constituição, as leis complementares, as leis ordinárias e os tratados internacionais subscritos pelo Brasil, como as convenções da Organização Internacional do Trabalho (OIT); as decisões normativas, que são as decisões com força de poder normativo adotadas pelos tribunais do Trabalho; e os acordos e as convenções coletivas; além das próprias Declarações Universais de Direito, como a “Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, de 26/08/1789 (artigo 1º); a “Declaração Universal de Direitos Humanos”, de 10/12/1948 (artigos: 1º, 7º, 10, 23.1, 25.1 e 25.2); a “Convenção Européia dos Direitos do Homem”, de 1950 (artigo 6º, inciso I) e o “Pacto Internacional dos Direitos Civis e Políticos”, de 1966 (artigo 14, inciso I), este regulamentado pelo Decreto de 06/07/1992.

O que muda, essencialmente, com a “Reforma” Trabalhista?

A mudança fundamental é que a lei trabalhista deixa de existir como direito básico e de caráter irrenunciável, onde o trabalhador não podia renunciar direito.

Desaparece a prevalência da Lei mais vantajosa para o trabalhador e permite que a negociação coletiva, resulte em redução de direitos, inclusive os direitos previstos em lei.

Na regra anterior, a negociação servia para acrescentar direito. Quando havia conflito entre a convenção e o acordo, sempre prevalecia o mais vantajoso para o trabalhador.

Na “Reforma Trabalhista”, além de a negociação poder reduzir e flexibilizar direito, ela, a negociação prevalece sobre a lei. E, havendo conflito entre a convenção e o acordo coletivo, este prevalece, mesmo não sendo o mais vantajoso para o trabalhador, pretendendo permitir o absurdo da retirada de direitos.

Esta “Reforma Trabalhista” contraria os princípios constitucionais de proteção ao trabalho, quebrando o princípio da norma mais favorável ao empregado.

O QUE A BÍBLIA DIZ A RESPEITO DO TRABALHO E COMO É QUE A EXPERIÊNCIA DO TRABALHO NOS LIGAR COM A DA BÍBLIA?


" O TRABALHO IDEAL"

Segundo o Teólogo Rogério Ignácio de Almeida Cunha, a Bíblia fala muito de trabalho, ela foi escrita por trabalhadores da terra, muitas vezes obrigados a fazerem trabalho doméstico, de construção civil ou de serviço militar (ver Êxodo capítulos 1,3 e 5). Alguns viviam da produção artesanal de móveis, habitações, instrumentos agrícolas, sem serem escravos.

No livro do Gênesis nós encontramos a primeira chave de leitura do valor do trabalho. Deus criou o ser humano, “homem e mulher”, a sua imagem e semelhança e disse: Crescei e multiplicai-vos, enchei a terra e submetei a. Estas palavras indicam a vocação de todo o ser humano no mundo: transforma-lo em lugar aprazível para nele viver e louvar o criador. Esta atividade transformadora no mundo reflete a própria ação do criador.

Para o Teólogo Rogério, o trabalho é o intercâmbio entre o ser humano e a natureza de que ele faz parte, na criação e no crescimento da vida. Este é o “trabalho de cuidar do jardim” acrescenta Rogério, que as ciências que estudam a sociedade chamam de “Trabalho Ideal”. 

" O TRABALHO REAL"

Este trabalho ideal vai se tornando Real de maneiras diferentes nas várias sociedades. E ao se tornar “real” o trabalho revela as relações históricas que se forma entre as pessoas. Hoje o trabalho real, é marcado e dominado pelo sistema de organização social que se chama neoliberalismo. O trabalho real no tempo da Bíblia, era marcado pelo modo de produção “tributário” e pouco antes de Jesus, formou-se o “escravismo”. Nestas reflexões vamos priorizar o aprofundamento dos valores do neoliberalismo e valores da Bíblia

MODO DE PRODUÇÃO TRIBUTÁRIO

Resumidamente chamamos de modo de produção tributário, pelo fato de que era o Rei (governo e dono de terras) que tributava, cobrava os impostos dos camponeses e pastores para manter a estrutura das cidades estado e suas mordomias. Em alguns impérios o tributo chegava a 70% dos bens produzidos, em tempos de seca e guerras era quase 100%. Para controlar o povo que trabalhava, os Reis usavam a coação: força militar e ideologia.

MODO DE PRODUÇÃO ESCRAVAGISTA

No modo de Produção Tributário, a cidade estado sobrevivia da exploração do campo através da cobrança de tributo e da corveia. Já no modo de produção escravagista a riqueza era gerada através do trabalho escravo.

Gênesis 1, 26-31 - Deus contemplou toda a sua obra

Então Deus disse: Façamos o homem à nossa imagem e semelhança. Que ele reine sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos e sobre toda a terra, e sobre todos os répteis que se arrastem sobre a terra. Gênesis 1,26

Deus os abençoou: "Frutificai, disse ele, e multiplicai-vos, enchei a terra e submetei-a. Dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todos os animais que se arrastam sobre a terra." Gênesis 1,28

Deus contemplou toda a sua obra, e viu que tudo era muito bom. Sobreveio a tarde e depois a manhã: foi o sexto dia. Gênesis 1,31

ÊXODO 1, 7-14 - O Faraó planeja explorar os trabalhadores.

Portanto impuseram a Israel inspetores de obras para torna-lhe dura a vida com os trabalhos que lhe exigiam: Foi assim que construíram para o Faraó as cidades-armazéns de Pitom e Ramsés. Êxodo 1,11

Os Egípcios obrigavam os Israelitas ao trabalho e tornava-lhes amarga a vida com duros trabalhos: a preparação da argila, a fabricação de tijolos, vários trabalhos nos campos, e toda espécie de trabalhos os quais o obrigavam. Êxodo 1,13-14

Grupo de Base da Pastoral Operária do Bairro da Luz e Agroceres  - Reuniões na Rua Curitiba - Terça-feira - ás 19:30

Fontes: Criação de um outro mundo Gênesis 1,11 /História da Sociedade a partir dos modos de produção / Bíblias Ave Maria e de Jerusalém - "Reforma Trabalhista" - reflexos sobre os trabalhadores.

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